Água e Esgoto de Barra do Piraí avança na construção da rede de tubulações do Lago Azul e Ponte Preta
De contrato renovado com o município de Barra do Piraí até 2048, e com um investimento previsto de mais de R$ 400 milhões, a CEDAE já iniciou os trabalhos na cidade. Em conjunto com a prefeitura, a empresa está avançando na construção dos 5 km de tubulações para atendimento no bairro Lago Azul e Ponte Preta.
Esta obra irá transformar a realidade dos mais de 1.300 moradores dos bairros, que sofrem com um problema crônico de falta d’água, sendo, majoritariamente, atendidos por caminhão-pipa. O projeto foi iniciado no mês de agosto, e a previsão é de que os trabalhos sejam concluídos no fim deste ano.
O secretário municipal de Água e Esgoto, Carlos Afonso Marques, reforçou o prazo ao afirmar que “estamos prestes a concluir mais uma das ligações da rede de tubulações e esperamos que, até meados de dezembro, possamos entregar a obra completa”.
A obra está orçada em cerca de R$ 500 mil e, acima de tudo, irá garantir o abastecimento regular de água para os moradores dos bairros Lago Azul e Ponte Preta, que sofrem com a escassez há anos e recorrem a caminhões-pipa.
Esse é o primeiro investimento da CEDAE em Barra do Piraí após a renovação do contrato, que transfere à empresa a responsabilidade pelo abastecimento de água e pelo esgotamento sanitário em todo o município.
Com o novo acordo, a CEDAE, que já atuava no abastecimento do Vale do Ipiranga e nos distritos de Ipiabas e Vargem Alegre, passará a investir na modernização das ETAs, na construção de uma nova estação de tratamento que substituirá a ETA Paraíso, em melhorias na rede de distribuição e na instalação de novos equipamentos para garantir regularidade, qualidade da água e maior capacidade de manutenção, incluindo reforço operacional no período de verão.
Além disso, o contrato, válido até 2048, estabelece metas claras de desempenho. Entre elas, a universalização dos serviços de água e esgoto até 2033, incluindo os distritos de Ipiabas, Vargem Alegre, Primeiro Distrito (sede), Califórnia da Barra e Dorândia. Também está previsto o avanço da rede de esgotamento sanitário até 2035, dobrando a capacidade de produção e ampliando significativamente a cobertura do serviço.
“Acabar com o problema da falta d’água é um compromisso que assumimos com a população, e vamos cumpri-lo. Como prefeita, não admito que nenhum barrense fique sem abastecimento. Os primeiros sinais de melhora já estão sendo sentidos e tenho certeza de que iremos evoluir muito nos próximos anos”, disse Katia Miki, prefeita de Barra do Piraí.


Comentários