09 maio, 2025
Comentários

Alunos de Medicina Veterinária participam de ação em Quatis com vacinação gratuita de cães e gatos

Alunos do curso de Medicina Veterinária da Estácio participarão na próxima quarta-feira (14) de uma ação social na cidade de Quatis, por meio de uma iniciativa da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e da Prefeitura Municipal de Quatis. O evento acontecerá das 9h às 15h, na Praça Cílios do Paraíba, no Parque da Cidade, no bairro Jardim Polastri.



A ação contará com diversos serviços à população, entre eles a vacinação gratuita de cães e gatos, e ofertará as vacinas: Polivalente para cães (V10), Quádrupla Felina (V4), além de antirrábica. “De forma inovadora no estado do Rio de Janeiro, a Prefeitura de Quatis ofertará gratuitamente vacinas multivalentes (V10 e V4) à população e, para a Estácio e seus alunos de Medicina Veterinária, é uma oportunidade singular poder participar deste momento. É um passo importante para a formação desses estudantes, visto a relevância dessa oferta à sociedade em prol do bem-estar e proteção dos animais”, destaca o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Estácio em Resende e Volta Redonda, Raphael Castro.



O médico veterinário explica que a vacina V10 protege contra alguns dos principais agentes causadores de doenças respiratórias em cães, incluindo o vírus da cinomose, o adenovírus canino tipo 2 (responsável por parte das infecções respiratórias) e a parainfluenza canina, além da parvovirose, coronavirose e quatro tipos de leptospira (canicola, Icterohaemorrhagiae, grippotyphosa e pomona). Já a vacina V4 para gatos protege contra quatro doenças virais comuns: panleucopenia, rinotraqueíte, calicivirose e clamidiose.



“Os alunos de Medicina Veterinária da Estácio participarão de forma prática da ação, atuando na aplicação das vacinas V10 e V4, além da antirrábica, que protege os cães contra a raiva, uma doença infecciosa viral aguda que é transmitida por meio da saliva ou da arranhadura de mamíferos infectados, como cachorros e morcegos, e que provoca uma inflamação grave no cérebro que pode levar o paciente a óbito. Essa parceria será de grande importância para a prática dos alunos e irá contribuir muito com seu processo formativo”, acrescenta Raphael, lembrando que além da atualização na vacinação, os alunos da Estácio promoverão orientações à população sobre saúde e bem-estar animal, conscientizando sobre cuidados, comportamento e manejo de cães e gatos.

Comentários