23 setembro, 2016
Comentários

Banda Sinfônica de BM apresenta composições latino-americanas em concerto

Maestro assistente da OSBM rege a Banda Sinfônica no concerto “Sinfonias Latino-Americanas”

O concerto de outubro da temporada oficial da Banda Sinfônica traz para Barra Mansa a diversidade da música da América Latina. “Sinfonias Latino-Americanas” acontece na terça-feira, 27 de setembro, às 20h, na sede do Projeto Música nas Escolas, localizada no Parque da Cidade.
Com entrada gratuita, o concerto reúne obras latino-americanas compostas especialmente para execução de bandas. A exceção é Harlequim, de Philip Spark , que é uma adaptação para banda. Entre as obras de “Sinfonias Latino-Americanas”, o clássico dobrado Ouro Negro, de Joaquim Naegle.
A cada concerto da temporada 2016, a Banda Sinfônica é regida por um maestro. Na noite “Sinfonias Latino-Americanas”, a Banda atua sob a regência do maestro Nilton Soares, regente assistente da OSBM e integrante do Projeto Música nas Escolas desde 2013. Nilton, além da OSBM e da Banda Sinfônica, já regeu a Orquestra Sinfônica de Heliópolis, a World Youth Orchestra e a Orquestra de Câmara de Florença, na Itália. Em sua formação constante, Nilton estudou com Isaac Karabtchevsky, Giuseppe Lanzeta, Fabio Mechetti, Ricardo Rocha e Osvaldo Ferreira. É também discípulo de Roberto Tibiriçá, frequentando regularmente sua classe particular em São Paulo.
Como solista convidado do concerto, a Banda Sinfônica recebe o músico Peterson Maxwel e seu eufônio, instrumento que significa som bonito. Peterson é regente do Grupo e Metais, do Projeto Música nas Escolas. O músico ingressou aos 22 anos no Conservatório Musical Dr. Carlos Campos, em Tatuí-SP, e, desde então, atua como solista em diversos grupos como Banda Sinfônica Jovem de Tatuí, Grupo de Metais Gilberto Gagliard, Big Band Fundec, Orquestra Sinfônica FASCS, Orquestra de Sopros Brasileira, onde tem um CD gravado, e Orquestra de Sttutigar, da Alemanha.
Projeto Música nas Escolas – A arte de educar através da música
Um dos mais importantes modelos de educação musical no país, o Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa atende a todas as escolas públicas municipais da cidade, com processo de educação musical, que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.  
Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, Instituto CCR e CCR Nova Dutra e White Martins, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. Também patrocinam o Projeto, a Light, o Governo do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Cultura e a Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.


Serviço:
Concerto “Sinfonias Latino-Americanas”
Data: 27 de setembro (terça-feira)
Horário: 20h00
Local: Sede do Projeto Música nas Escolas (Parque da Cidade)
Endereço: Av. Pref. João Chiesse Filho, 312 – Centro – Barra Mansa
Regência: Nilton Soares
Solista: Peterson Maxwel, eufônio
Programa:
Ouro Negro - Joaquim Naegle
Exordium (Prelúdio para Uma Nova Era) - Jan és Swearingen
Halrequim – Philip Spark
Suíte Nordestina – José Ursicino da silva
Segunda Suíte para Banda – Afred Reed
Danzón n° 2 - Arthuro Marquez (transcrição de Oliver Nickel)

Comentários