
Barra do Piraí promove substituição de espécies de plantas em Ipiabas e no Largo da Feira
Na última semana, a Prefeitura de Barra do Piraí, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente, promoveu a retirada e adequação da localização das palmeiras que haviam sido plantadas no Largo Feira em seu processo de reconstrução e o plantio de novos oitis no local. Por conta de suas características e particularidades, essas espécies da mata atlântica estão sendo plantadas no pórtico de Ipiabas.
Durante a semana, criou-se uma polêmica nas redes sociais, que sugeria que o poder público estava comentando o desmatamento das plantas dos locais. No entanto, no último domingo (04), o secretário municipal do Ambiente, Christopher Taranto, e o engenheiro agrônomo da pasta, Humberto Dias, vieram a público através dos perfis oficiais da prefeitura para explicar que essa afirmação não passa de um fake news, aproveitando a oportunidade para evidenciar o real motivo e intuito da adequação da localização das espécies.
“Nas obras do Largo da Feira, foram plantadas nove palmeiras e oito oitis. Todavia, o projeto original previa apenas o plantio de oitis, visto que é muito difícil adequar as palmeiras ao ambiente urbano, levando em conta que elas não podem ser podadas. Por esse e outros motivos, decidimos levar essas plantas para fazer a recomposição paisagística do pórtico de Ipiabas e, seguindo o projeto original, estamos plantando mais oitis no Largo da Feira. Portanto, diferentemente do que estava sendo dito, não estamos tirando as palmeiras de Ipiabas, e sim as plantando”, disse Humberto,
Segundo o secretário Municipal do Ambiente, Christopher Taranto, a retirada e replantio das espécies não resultaram em qualquer gasto público. O chefe da pasta ainda detalhou a origem da medida.
"Essa ação não teve qualquer gasto de dinheiro público. Buscamos respeitar o projeto inicial dos locais e apenas adaptar as espécies de acordo com suas respectivas características e adequações. Levando em consideração seu crescimento, manutenção e longevidade, bem como o bem-estar da população do município", disse o secretário do Ambiente de Barra do Piraí.
Comentários