20 setembro, 2016
Comentários

Cadeia automotiva é o foco da Semana de Negócios 2016, no Sul Fluminense

Décima edição do evento aproxima micro, pequenas e médias empresas das montadoras da região com o objetivo de gerar negócios entre elas

Empresários de micro, pequenas, médias e grandes empresas participaram na manhã desta terça-feira, dia 20 de setembro, da cerimônia de abertura da Semana de Negócios 2016, que acontece até quinta-feira, dia 22, em Porto Real. Este ano, o evento tem foco no setor automotivo, apresentando novos fornecedores para as montadoras e sistemistas instalados no Sul Fluminense. Durante a manhã, ainda foi realizado o Fórum Automotivo. À tarde, a programação contou uma novidade: um encontro de negócios entre micro e pequenas empresas.

Organizada pela governança do APL Metalmecânico do Médio Paraíba Fluminense – formada pelo Metalsul, FIRJAN, Sebrae e governo do Estado do Rio –, a Semana de Negócios traz inúmeras oportunidades para as micro, pequenas e médias empresas da região. “Temos como objetivo aproximar os nossos associados de todas as empresas da região e, desta vez, vimos a importância de fortalecer o relacionamento com a cadeia automotiva”, conta a presidente do Metalsul, Adriana Silva.

Para o presidente do Cluster Automotivo do Sul Fluminense, Adilson Dezoto, o evento é uma oportunidade que as montadoras têm para buscar novos caminhos. “O polo automotivo existe há cerca de 20 anos na região e temos pouca participação de fornecedores locais. A indústria precisa se reinventar, é o que gera oportunidades. A razão do cluster é promover competitividade, espero que consigamos extrair desse evento bons negócios e comemorar as parcerias no futuro”, disse Dezoto.

Nos dias 21 e 22, quarta e quinta-feira, as micro, pequenas e médias empresas terão a oportunidade de apresentar seus produtos e negociar com as grandes empresas na tradicional rodada de negócios. Departamentos de compras de 13 âncoras participam do encontro: Eletronuclear, Jaguar Land Rover, Votorantim Siderurgia, AKC Aethra, Pernod Ricard, PSA Peugeot Citröen, MAN Latin America, Carese, Maxion, MA Automotive, Marinha Brasileira, CSN e Michelin.

A coordenadora do Sebrae no Médio Paraíba Fluminense, Ana Lúcia de Araújo Lima, ressaltou a importância de construir oportunidades no momento certo e descobrir novos meios de aproximar as empresas. “Nossa expectativa com a rodada de negócios é criar relacionamento e dar oportunidade às micro, pequenas e médias empresas da região de conhecer e se adequar às exigências das grandes para se tornarem fornecedoras”, explica Ana Lúcia.

De acordo com o presidente da FIRJAN no Sul Fluminense, Edvaldo de Carvalho, a Federação tem promovido uma sinergia cada vez maior entre as empresas e municípios para que a região cresça de forma integrada. “Teremos nessa rodada de negócios, como foi na Flumisul, o Ministério da Defesa, que está buscando enriquecer seu catálogo de fornecedores com o objetivo de desenvolver tecnologia e capacidade logística dentro do país. A região tem uma característica diversificada e tem capacidade para fornecer os mais variados gêneros”, salienta.

“Porto Real vinha num crescimento contínuo e fomos duramente afetados com a crise. Temos pequenas empresas com capacidade de atender às grandes montadoras. Se o setor público for ágil e simplificar a burocratização para que essas parcerias se concretizem, o resultado reflete na população com a geração de empregos”, ressalta o prefeito de Porto Real em exercício, José Roberto Mendonça.

Comentários