
Capacitação com agentes de saúde em Pinheiral reforça apoio à amamentação
Recentemente, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) participaram de uma formação com foco na promoção do aleitamento materno e no cuidado às mães e bebês durante as visitas domiciliares. A capacitação, realizada no auditório da Prefeitura de Pinheiral, foi conduzida pela enfermeira Carolina Albertoni, responsável pela maternidade municipal, e contou com a participação especial de representantes do Banco de Leite Humano de Volta Redonda.
Durante a formação, que marca o início as atividades do Agosto Dourado no município, foram abordados os benefícios do aleitamento materno para o bebê, a mãe, a família e o Sistema Único de Saúde (SUS), além dos principais desafios enfrentados, como mitos, crenças, falta de apoio e dificuldades no retorno ao trabalho. Também foram debatidas estratégias de escuta ativa, orientação qualificada e estímulo à formação de redes de apoio nas comunidades.
O secretário municipal de Saúde, Everton Alvim, destacou o papel da campanha e reforçou o compromisso da gestão com o cuidado às famílias. “O Agosto Dourado é um mês de conscientização e incentivo à amamentação, um ato de amor e proteção à vida. Estamos preparando uma série de atividades ao longo do mês para envolver as famílias, os profissionais e toda a comunidade nesse tema tão importante”, afirmou.
A atividade integrou a programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2025, que tem como tema: “Priorizemos a Amamentação: Construindo Sistemas de Apoio Sustentáveis”. A proposta é reforçar a importância de criar ambientes e políticas públicas que ofereçam suporte contínuo, acessível e integrado para mães e famílias.
A enfermeira Carolina Albertoni destacou o papel fundamental dos agentes comunitários de saúde nesse contexto. “O tema deste ano nos convida a garantir que a mãe tenha condições físicas, emocionais e sociais para amamentar com tranquilidade. E, nesse processo, os ACS são fundamentais. A presença do agente na rotina da família é um elo importante entre a comunidade e os serviços de saúde, e isso faz toda a diferença no sucesso da amamentação”, afirmou.
A participação dos representantes do Banco de Leite Humano de Volta Redonda foi um dos destaques do encontro. Eles apresentaram informações sobre a importância da doação de leite materno. “A doação de leite é fundamental para salvar vidas e fortalecer a saúde dos recém-nascidos, especialmente os prematuros. Cada gota doada representa esperança e cuidado. Convidamos todas as mães que puderem a se unir a essa rede de solidariedade que faz a diferença para muitas famílias”, destacou o enfermeiro André Luiz Reis.
O Hospital São João Batista (Rua Nossa Senhora das Graças, nº 235, Colina - Volta Redonda), referência na coleta de leite humano, reforça que, para ser doadora, é necessário estar amamentando, ter leite excedente, apresentar o cartão de pré-natal atualizado e não estar grávida. O Banco de Leite do hospital funciona diariamente, das 7h às 19h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 240 0034 ou pelo Instagram: @bancodeleite_hsjb.
A iniciativa reforça o compromisso do município com a valorização da atenção básica e com a qualificação contínua dos profissionais que atuam diretamente com as famílias desde os primeiros dias de vida dos recém-nascidos.
Comentários