03 fevereiro, 2026
Comentários

Carnaval 2026: Prefeitura de VR abre inscrições para o Bloco da Vida

A Prefeitura de Volta Redonda abriu inscrições para o Bloco da Vida, maior bloco carnavalesco da Melhor Idade do Brasil, que vai desfilar no Carnaval 2026 com o enredo “Baile de Máscaras”. Para participar, é necessário ser morador do município, ter mais de 55 anos e integrar os projetos voltados à Melhor Idade promovidos pela administração municipal.

As inscrições devem ser realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nos polos de atividades da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) espalhados por toda a cidade. O Bloco da Vida é formado, em sua maioria, por participantes das ações desenvolvidas pela Smel e a Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), além da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), por meio da Academia da Vida Oscar Cardoso.

Para o Carnaval 2026, o Bloco da Vida contará com cerca de 700 componentes, divididos em 13 alas, incluindo bateria, além de quatro carros alegóricos. O primeiro desfile está marcado para o dia 14 de fevereiro, na Vila Santa Cecília. Já o segundo desfile acontecerá no dia 28 de fevereiro, no mesmo local, e contará novamente com a participação da escola de samba campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro, mantendo uma tradição já consolidada no município.

O responsável pelo Bloco da Vida e coordenador do Banco da Cidadania (órgão vinculado à Smas), Ricardo Ballarini, destacou a importância do projeto para a população idosa.

“O Bloco da Vida vai muito além do Carnaval. Ele promove inclusão, convivência, autoestima e qualidade de vida para a Melhor Idade. As inscrições representam a oportunidade de novos integrantes vivenciarem essa experiência de alegria, integração e valorização da pessoa idosa”, afirmou.

O prefeito Antonio Francisco Neto ressaltou o papel cultural e social do bloco para a cidade. “O Bloco da Vida é um orgulho para Volta Redonda e um exemplo de como o Carnaval pode ser uma ferramenta de inclusão social. É um projeto que une cultura, sustentabilidade e alegria, mostrando que não existe idade para participar, sonhar e celebrar a vida”, declarou o prefeito.

Fundado em 1998, o Bloco da Vida é o primeiro e maior bloco carnavalesco da Melhor Idade do Brasil. Reconhecido por seus enredos criativos e pela confecção de fantasias e alegorias com reaproveitamento de materiais, o bloco alia arte, sustentabilidade e economia, além de fortalecer a identidade cultural do Carnaval de Volta Redonda. Ao longo de sua trajetória, já chegou a reunir cerca de 1,5 mil componentes, consolidando-se como um dos principais símbolos da festa na cidade.


Comentários