22 setembro, 2017
Comentários

CDL-VR vai sediar evento sobre inclusão dos deficientes físicos e intelectuais

Haverá palestras sobre a cota nas empresas e oportunidades para entrega de currículos

No dia 27 de setembro, a partir das 8 horas, a CDL-VR (Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda) vai sediar o “Setembro da Inclusão”. Durante o evento, estarão presentes dez empresas que vão receber currículos para futuras contratações. Na programação também, palestras, apresentações artísticas e depoimentos de pessoas que já estão no mercado de trabalho. O objetivo é incentivar as empresas a abrir vagas e se adaptar às exigências da lei. O “Setembro da Inclusão” é gratuito e aberto ao público.

Como no dia 21 de setembro é comemorado o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, o mês de Setembro é considerado o mês da inclusão. Por isso, pelo terceiro ano, as entidades empresariais de Volta Redonda e a Prefeitura apoiam a obrigatoriedade para as cotas de PCD. Durante o evento, serão esclarecidas dúvidas sobre o PCD, a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e suas implicações legais. A campanha é uma realização da CDL-VR, Aciap-VR (Associação Comercial, Industrial e Agropastoril), Sicomércio-VR (Sindicato do Comércio Varejista), Prefeitura e IBDFAM-RJ (Instituto Brasileiro de Direito de Família do Rio de Janeiro).

Para o presidente da CDL-VR, Adriano Santos, é uma oportunidade para as empresas com mais de cem funcionários descobrir talentos para cumprir a cota de PCD, exigida por lei. Além disso, é uma oportunidade também para quem tem alguma deficiência e deseja trabalhar ter acesso às empresas. “Nós, das entidades empresariais, queremos mostrar a receptividade das empresas de Volta Redonda e introduzir essas pessoas no mercado de trabalho”, completou o presidente.

A programação do evento é composta por coffee break, mesa de abertura, apresentação artística feita pelos alunos da Apae e palestra sobre aspectos jurídicos, com o presidente da IBDFAM-RJ, Pedro Dalbone. Tem ainda apresentação das empresas, depoimentos de dois profissionais já inseridos no mercado de trabalho, apresentação das instituições que oferecem o atendimento à pessoa com deficiência em Volta Redonda, orientações para empresas e apresentação de projeto-piloto relacionado à acessibilidade.

Comentários