.jpg?w=1900&h=700)
Clássico “Os Saltimbancos” chega à região Sul Fluminense neste fim de semana
O espetáculo infantil “Os Saltimbancos” chega a dois municípios da região Sul-Fluminense neste fim de semana, com acesso gratuito, acessível em Libras e em audiodescrição. As apresentações acontecem gratuitamente no Ecoparque de Resende, no sábado, 18 de outubro, às 18h; e na Avenida Roosevelt Brasil, em Barra Mansa, no domingo, 19, às 11h. A turnê é promovida pelo programa Diversão em Cena, uma ação da Fundação ArcelorMittal.
Com duração de 60 minutos e classificação livre, a peça é inspirada no conto “Os Músicos de Bremen”, dos irmãos Grimm. O musical narra a história de um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata, que, devido a maus-tratos, fugiram de seus patrões. Juntos, resolvem ir à cidade para formar um grande conjunto musical.
Entre conquistas e tropeços, parcerias e desentendimentos, os protagonistas encontram a família e a paz que precisavam nesse improvável bando. A peça busca mostrar para as crianças, e relembrar aos adultos, a importância da comunidade e de ter amigos que se ajudam. A narrativa destaca que, em tempos tão individualistas, a força do coletivo é essencial, não só no enfrentamento de problemas individuais, mas também na tentativa de transformar o mundo em um lugar melhor e mais justo para todos.
“Os Saltimbancos” conta com músicas compostas pelo compositor argentino (naturalizado italiano) Luis Enríquez Bacalov e texto original do italiano Sergio Bardotti, traduzido por Chico Buarque. A montagem leva a assinatura da companhia Dos Clássicos Produções, de Rodrigo Gomes, sob direção da estreante Bel Nobre.
Criada pela Fundação ArcelorMittal há 15 anos, o Diversão em Cena busca democratizar o acesso à cultura, com a oferta de espetáculos gratuitos ou a preços populares. Ao todo, mais de 1 milhão de pessoas já assistiram aos espetáculos do programa nos seguintes estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Bahia, Ceará e Santa Catarina. “Apoiar iniciativas que promovam o intercâmbio cultural é fortalecer a rica identidade brasileira: celebramos nossa diversidade, ampliamos horizontes e construímos pontes”, declara a diretora-executiva da Fundação ArcelorMittal, Camila Valverde.
Esta turnê é viabilizada por meio de recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Fundação ArcelorMittal e o apoio das prefeituras de Resende e Barra Mansa. Realização: Dos Clássicos Produções e Ministério da Cultura – Governo Federal.
Comentários