
Comércio de BM aposta em crescimento nas vendas para o Dia dos Namorados, apesar de previsão nacional de retração
O comércio de Barra Mansa está otimista com as vendas para o Dia dos Namorados, celebrado na próxima quinta-feira, dia 12 de junho. Apesar de uma leve queda na intenção de compras em nível nacional, a expectativa local é positiva, impulsionada por ações promocionais e pelo apelo emocional da data, que tem ganhado cada vez mais força no calendário do varejo.
E é justamente o romantismo da data que motivou um universitário da cidade, de 26 anos, a planejar um pedido especial. Ele vai aproveitar o Dia dos Namorados para pedir a mão da namorada em casamento. “Estamos juntos há quatro anos e eu queria fazer algo marcante. Escolhi uma aliança e estou preparando um jantar surpresa. É uma data simbólica, que tem tudo a ver com o momento que estamos vivendo”, revela o rapaz, cujo nome não foi divulgado em razão da surpresa.
De acordo com Leonardo Santos, proprietário de uma joalheria no Centro da cidade, a data tem superado até mesmo o Dia das Mães em termos de faturamento no setor. “É uma data que vem crescendo nos últimos anos. Nossa expectativa é de um aumento em torno de 10% nas vendas em relação ao ano passado. Esperamos também que o mês de junho ultrapasse em 5 a 10% o desempenho de maio. Na joalheria, a procura por alianças e solitários cresce bastante, são presentes que marcam o Dia dos Namorados de forma especial”, explica.
Sorteio especial
Para estimular ainda mais o comércio local, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Barra Mansa lançou uma campanha promocional que inclui ampla divulgação em TV, rádio e redes sociais, além de sorteios. “Estamos sorteando duas hospedagens com jantar romântico e outros prêmios por meio do nosso aplicativo CDL BM. Com o fomento para essa data tão importante para nosso comércio, acreditamos ser possível conquistar um aumento nas vendas entre 1% e 3%, revertendo o cenário nacional”, afirma Gleidson Gomes, presidente da CDL.
Segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o SPC Brasil, 93 milhões de brasileiros devem ir às compras motivados pela data, cerca de 2,9 milhões a menos do que em 2024. Apesar disso, a expectativa é que a data movimente R$ 22 bilhões em todo o país. A média de gasto por presente deve ser de R$ 238, com 69% dos consumidores optando pelo pagamento à vista — 34% por Pix.
Entre os itens mais procurados estão roupas (38%), cosméticos (34%), calçados e jantar romântico (ambos com 20%). O público casado lidera o ranking dos que pretendem presentear, com 58%, seguido por namorados e namoradas (34%).
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