26 junho, 2017
Comentários

Como Conseguir um Financiamento do BNDES

Mesmo com a turbulência política que vive o país, a economia tem mostrado pequenos sinais de melhora. Lógico que a queda contínua da SELIC (taxa de juros básica da economia) tem uma grande influência nesta ligeira melhora.
Ainda falta muito para crescer e atingirmos o nível econômico de anos atrás. Mas, acreditamos que já demos alguns passos concretos buscando as melhorias necessárias.
Com a queda dos juros (SELIC) e a tendência ainda de queda para as próximas reuniões do COPOM, temos o início de intenções de investimento por parte dos empresários. Começa a ficar mais interessante investir na produção do que manter o dinheiro investido.
Neste cenário, surge novamente o BNDES como um grande incentivador da economia. Com taxas de juros atrativas e diversas linhas de crédito para uma quantidade enorme de setores da economia, o BNDES é de suma importância para este crescimento da indústria, financiando com taxas atrativas os investimentos que os empresários precisam realizar.
Posto isto, encontramos no BNDES, de maneira mais direta do que pensamos, um grande fomentador de geração de empregos nos setores da indústria, comércio e serviços. Afinal, estes investimentos e o consequente crescimento da produção irá gerar novos empregos, ou pelo menos, recolocar os empregos que a economia perdeu com a recessão.
No entanto, vamos à prática deste financiamento. Não é tão simples conseguir um financiamento no BNDES. Qualquer financiamento abaixo de R$20 milhões deve obrigatoriamente ter um agente financeiro (BANCO e AFINS) como “garantidor” do negócio. Nem todas as agências bancárias possuem gerentes que entendam de projetos de BNDES para auxiliar seus clientes. Portanto, para seu sucesso, em um financiamento é muito importante que você converse e tenha algum especialista lhe auxiliando.
Um outro ponto muito importante a considerar, dependendo do seu ramo de negócio, existem linhas específicas com taxas de juros extremamente baixas. Não permita que o seu gerente fale com você somente em capital de giro do BNDES. Esta não é a linha mais barata do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, mas certamente é onde o seu banco vai ter a maior taxa na negociação.
Em resumo, até para pensar em um financiamento para o crescimento do seu negócio, você precisa de META.

Comentários