31 outubro, 2017
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Como o e-commerce pode atrair mais clientes na Black Friday

Especialista dá dicas para se destacar na semana mais bombada do comércio
O Black Friday, um dia inteiro de grandes descontos, vem crescendo a cada ano no Brasil. Em 2017 não vai ser diferente. Segundo a pesquisa "Thanks God it's Black Friday", realizada pelo Google, a expectativa é de um crescimento de 15% a 20% em relação a 2016. A notícia é boa. Porém, o consumidor brasileiro continua tradicional. O estudo também apontou que 77% dos clientes pretendem comprar na mesma loja online que já tiveram experiências. Premiada pelo E-Commerce Brasil como a melhor profissional de vendas do País em 2014, Priscilla Erthal, sócia da Organica, empresa focada na aceleração de negócios e pessoas dentro da lógica da Nova Economia, separou algumas dicas para que o e-commerce consiga se destacar e trazer mais clientes. "O Black Friday é uma das datas mais importantes e vendáveis do calendário. Ele veio pra ficar e muita gente utiliza para antecipar as compras do Natal", diz a especialista. Confira:
Planejamento
- Senso de urgência: Criar uma landing page com contador para lembrar aos visitantes quantos dias faltam para o Black Friday e um mini cadastro para inserir no banco as pessoas interessadas em receber as promoções da data;
- Evento de todos: Envolver toda a empresa. "Não adianta só o marketing criar uma campanha super bacana e não combinar e ouvir as outras áreas", diz Priscilla;
- Reforcar as areas: Por exemplo: TI: se preocupar com a qualidade do site: não ficar lento, buscar funcionar e não cair; Logística e atendimento: Aumentar o número de pessoas e mudar o horário para que possa aguentar a demanda. RH: fazer alguma ação de endomkt para motivar a todos; Comercial: definição com o marketing da estratégia de produtos serão vendidos no dia.
Estratégia
- Valorizar os atuais clientes: avisar antes para quem está na base ou se cadastrou na landing page;
- Início: existe uma tendência de começar na véspera, ou seja, na quinta-feira, no final da noite, já que há um crescimento exponencial na busca do consumidor pelas promoções neste dia;
- Produtos: caso a loja não disponibilize os descontos em todas as mercadorias, é importante inserir um selo especificando claramente para o clientes.
Regras do jogo
- As regras precisam ser mais claras e simples possíveis, além disso o regulamento das promoções precisam estar em um lugar legível;
- Histórico: não precisa se reinventar todos os anos. O ideal é olhar para os anos anteriores e entender o que deu certo e errado para ajustar e melhorar.
No dia
- Criar uma dinâmica para todo o evento ficar coberto com equipes de olho nas vendas, estoques, mídias que estão ou não dando resultados.
- Agir de forma rápida para entender qual produto está dando mais resultados e, se possível, pontencializar aquela venda.
- Lembre-se que o cliente está com apetite e propenso a comprar. É preciso aproveitar essa oportunidade. Muitas vezes aquela venda em si não valeu à pena financeiramente mas, olhando no médio prazo, trouxe um cliente novo.


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