Conecta Facerj chega a Angra dos Reis
O litoral da Costa Verde se prepara para sediar, no dia 18 de novembro, a 8ª edição do CONECTA FACERJ, promovido pela FACERJ em parceria com o SEBRAE?Rio. O encontro será realizado no Centro de Estudos Ambientais – Praia da Chácara, em Angra dos Reis (RJ) e deve reunir empreendedores, especialistas, instituições e formadores de opinião para debater inovação, sustentabilidade e a expansão da economia do mar.
A última edição do CONECTA, em Maricá, movimentou mais de R$ 35 milhões em potenciais negócios, reafirmando o evento como vetor de fomento ao empreendedorismo e à inovação regional.
A escolha de Angra dos Reis vai muito além da beleza natural e da localização privilegiada da Costa Verde, que atraem turistas do Brasil e do mundo. A cidade tem papel estratégico na economia marítima. Estima-se que as atividades ligadas ao oceano e ao litoral representem mais de 19% do PIB brasileiro, segundo dados da Ciência Hoje e da Marinha do Brasil.
A criação do Parque Tecnológico do Mar, que promove inovação e tecnologia para o setor naval e o ecossistema costeiro, e iniciativas de capacitação profissional do programa "Empregos Azuis" da Prefeitura de Angra evidenciam a relevância da cidade para o desenvolvimento sustentável e produtivo fluminense.
A programação do CONECTA reforça essa vocação com temáticas que vão da economia do mar, passando por inovação e sustentabilidade, até finanças, crédito e rodada de negócios.
Um dos momentos mais aguardados será o lançamento do livro “Economia Azul e Cidades: uma introdução”, publicação do Insper que reúne textos de especialistas de diferentes áreas e propõe uma nova visão sobre o papel estratégico do litoral brasileiro no desenvolvimento sustentável. Entre os autores está o presidente da FACERJ e do Conselho Deliberativo do Sebrae Rio, Robson Carneiro, que assina um dos capítulos da obra. A coletânea reforça a importância da Economia Azul como motor de inovação, inclusão social e geração de oportunidades, temas que dialogam diretamente com os eixos do Conecta Angra dos Reis.
“A plataforma CONECTA foi desenvolvida para transformar cada associação comercial/industrial em um verdadeiro hub de serviços, promovendo agilidade, praticidade e integração. O evento reafirma nosso compromisso de conectar negócios, fomentar parcerias e gerar impacto positivo no ambiente produtivo das cidades”, explica Robson Carneiro.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Angra dos Reis (ACEAR), Essiomar Gomes, ressalta que o encontro é uma excelente oportunidade para fortalecer o empresariado local: “O Conecta vem fazendo a diferença no estado do Rio ao promover aprendizado, relacionamento e geração de negócios. Sob a liderança do presidente da FACERJ e do Conselho do Sebrae Rio, Robson Carneiro, o projeto percorre diversas regiões e agora chega a Angra com o propósito de abrir novas portas para o setor produtivo da cidade. É a hora de ampliar conhecimentos, fazer networking e conhecer mais sobre a economia do mar e a economia azul, fundamentais para o desenvolvimento da nossa região.”
Para garantir seu ingresso e confirmar presença, basta acessar o site do evento (www.conectaangra.com.br) e fazer a inscrição. Os empreendedores interessados em participar da rodada de negócios devem preencher o formulário disponível no site.
Programação
9h–10h – Credenciamento
10h–10h30 – Abertura Institucional
10h30–11h – Painel 1: Panorama da Economia do Mar na Região da Costa Verde
11h–11h45 – Painel 2: Casos de Sucesso em forma de pitch
11h45–12h45 – Brunch de Relacionamento
12h45–13h30 – Painel 3: Inovação e Sustentabilidade
13h30–14h15 – Painel 4: Finanças e Crédito
14h15–14h30 – Apresentação da Rodada de Negócios e Crédito
14h30–17h – Rodada de Negócios + Feira de exposições
17h–17h10 – Lançamento do livro “Economia Azul e Cidades: uma introdução” e coquetel de encerramento
Realização
O CONECTA é realizado pela FACERJ e SEBRAE Rio, com o patrocínio de CREARJ – “O Engenheiro do Rio de Janeiro”, Sistema OCB/RJ | SESCOOP/RJ, ICTIM e Fecomércio?RJ. Conta com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços do Estado do Rio de Janeiro, UNISUAM, ABEEMAR, CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil), ACEAR (Associação Comercial e Empresarial de Angra dos Reis) e Prefeitura de Angra dos Reis.


Comentários