Image
29 outubro, 2021
Comentários

Conheça os candidatos à presidência da OAB-VR e suas propostas

O município de Volta Redonda tem uma grande e qualificada gama de operadores de direito que exercem a função defendendo os interesses sociais, garantindo o funcionamento de um Estado Democrático imparcial parente a justiça e a convivência comum. Nos últimos anos, os advogados foram liderados por Alex Martins, que ficou a frente à Ordem dos Advogados (OAB) da Cidade do Aço por longínquos sete anos e renunciou em março de 2020 para preparar sua candidatura a prefeitura pelo PSB. Não obteve sucesso, ficou em sétimo lugar e obteve apenas 3.570 votos.
Em razão da sua renúncia, em novembro de 2020 aconteceu uma votação interna de conselheiros na OAB-VR e o advogado Rodrygo Monteiro foi eleito por um voto de diferença para terminar o mandato de Alex Martins, que nesta eleição, optou em não se candidatar alegando “propósito íntimo” e por estar “tocando outros projetos”. O ex-líder da OAB-VR também não declarou apoio para este pleito, que vai acontecer no dia 16 de novembro, mesma data das eleições das Seccionais Federal e Estadual, além das demais subseções.
Volta Redonda tem três chapas nesta eleição (1- Rodrygo Monteiro, 2- Carolina Patitucci, 3- Rodrigo Vitorino) e a revista Por Aqui conversou com todos eles. Rodrygo Monteiro, que apesar de ser o atual presidente, vai participar pela primeira de uma eleição, fez uma análise de sua gestão. “Nossa gestão foi de muito trabalho e realizações que podem e devem ser ainda maiores. Apesar da pandemia, conseguimos avançar em diversos setores, como a implantação da Sala do Advogado na Casa de Custódia; o retorno da van; a aproximação da Seccional de VR das ações da OAB-RJ; o fortalecimento do departamento de apoio às comissões; a implantação da Biblioteca Monteiro Lobato Lobato no Degase; melhorias e investimentos para a Sala da OAB no Fórum; estruturação da Comissão de Prerrogativas Técnica e Combatente, trazendo para a classe a certeza de sua representação”, revelou, acrescentando outros trabalhos relevantes.
- Retomamos ações de confraternização, debates e aperfeiçoamento da classe com as atividades do Mês do Advogado. Batemos o recorde de realização de lives, através das redes sociais e canal do youtube oficial da instituição, cujos eventos contaram com o apoio de diversos juristas, inclusive, de outros estados. Reabrimos o estacionamento ao lado do Fórum estadual e mantivemos o diálogo com o Poder Público. Exemplo disso foi a Lei de inclusão de Portadores de Deficiência, entre os grupos com prioridade de vacinação contra a Covid-19.
Já o concorrente da chapa 3, o advogado Rodrigo Vitorino, acenou que a classe não está unânime com a atual gestão. “A gestão atual não foi eleita pelo voto direto, ou seja, pelos advogados. Houve uma eleição com votação do conselho efetivo da OAB-VR e o atual presidente venceu com uma diferença de apenas um voto. O fato de terem sido constituídas três chapas para o pleito eleitoral do ano corrente pode ser considerado um indicador de que a classe não estaria unânime com a gestão atual”, ponderou Vitorino.
A candidata da chapa 2, a advogada Carolina Patitucci, clamou por uma OAB-VR sem vaidades e com uma maior participação feminina. “Precisamos devolver a advocacia para OAB sem egos, vaidades e projeto de poder pessoal, focando no trabalho e na defesa da classe. O nome da nossa chapa é ‘A Nossa Ordem de Volta’ e quando falamos isso significa que queremos devolver para a OAB a advocacia militante da cidade, que está dia a dia com a barriga no balcão e conhece as verdadeiras celeumas da nossa classe. Atualmente somos 52% de mulheres advogadas e isso não se reflete na hora delas ocuparem os espaços de poder na Ordem. Hoje nenhuma mulher é presidente de Seccional. A OAB de Volta Redonda com mais de 40 anos de história, só teve uma mulher como presidente. Normalmente a mulher só é convidada para vice-presidência e isso precisa mudar. Nossa chapa é a primeira na história da cidade com duas mulheres como presidente e vice”, revelou.
Patitucci também falou que 80% da diretoria da sua chapa são compostas por pretos e pardos e 42% com a cota racial. “Estamos fazendo história, nunca tivemos um quadro desses na OAB. Esse é o primeiro ano que a cota racial e de gênero se torna obrigatório devido às novas regras do Conselho Federal, mas nenhuma chapa cumpriu a cota na diretoria, pois não é obrigatório e para nós a representatividade é prioridade”.

PROPOSTAS

Rodrygo Vidal - Temos várias propostas, que foram construídas a partir de conversas com a classe. No dia a dia observamos a importância da criação do Departamento de Apoio ao Jovem Advogado, em início de carreira, cujo objetivo é auxiliar esse profissional em suas dificuldades iniciais, bem como criar o banco de currículos para trabalhos em escritórios já consolidados.
Também defendemos a criação da Comissão de Precatórios e Honorários, que deverá acompanhar e evitar possíveis abusos do Poder Público, em não honrar os pagamentos dos advogados e partes. Nossa chapa defende ainda a implantação da Comissão do Advogado Senior, que estará voltada ao auxílio do advogado mais experiente, amparando o profissional em suas dificuldades, como acompanhamento de processo eletrônico e utilização de recursos tecnológicos.
E mais: queremos a realização de cursos de Gestão de Escritório e de Carreiras na ESA-VR, auxiliando o jovem advogado a ganhar know-how na rotina dos escritórios e a ampliação e melhoria dos serviços da van que deverá se deslocar em novos horários ampliando os atendimentos aos profissionais, bem como viagens ao Rio de Janeiro.
Sobre a CAARJ, defendemos o funcionamento da mesma em tempo integral, possibilitando a utilização do imóvel, ao lado da sede da OAB, para atender aos anseios da advocacia, além da aquisição de novos computadores e TV para a sala do advogado no Fórum.

Carolina Patitucci – Nossa chapa possui experiência e coragem para mudar a forma de se fazer política dentro da Ordem. Dessa forma, na nossa gestão, não iremos tolerar nenhum tipo de violação de Prerrogativas. Diariamente a nossa classe enfrenta arbitrariedades e as serventias precisam entender uma vez por todas que o nosso Estatuto é a lei Federal e precisa ser cumprido. Somos uma peça importante no sistema judiciário, pois conforme o artigo 133 da Constituição somos o único profissional que pode pleitear justiça. Sem advocacia não há justiça.
Nosso foco será a defesa das Prerrogativas com a criação de um plantão presencial nas serventias. Também iremos criar o espaço kids e fraldário conforme preconizado em nosso Estatuto, adquirir a van própria, pois hoje a subseção gasta metade do valor que recebe com o aluguel do veículo e adquirindo podemos ampliar o trabalho buscando a advocacia em outros centros como na Amaral Peixoto e na Vila e também na capital. Iremos implementar a tão sonhada obra de acessibilidade para a advocacia com deficiência, pois hoje a sede é totalmente inacessível.
Temos mais de 30 projetos no nosso site: www.anossaordemdevolta.com.br e lá todos podem acessar para conhecer mais sobre a nossa chapa, trajetória e projetos.

Rodrigo Vitorino - Nossa plataforma de campanha para o triênio (2022/2024) tem os pilares a seguir. Defesa intransigente das prerrogativas, responsabilização dos agentes públicos quando lesar os direitos dos advogados no exercício profissional. A busca da celeridade processual, dialogar com a mesma envergadura e ética com o Judiciário, para mitigar o problema da morosidade. Focar em auxiliar o Judiciário para o aprimoramento do processo eletrônico. E outras ações que tornarão mais digna nossa profissão. Nesse contexto, temos nove propostas que serão apresentadas durante a campanha.

VICES

Chapa 1 – A candidata à vice-presidente da chapa do Dr. Rodrygo Monteiro é Grazielle Granato, que atualmente ocupa o cargo de Secretária-Geral da Escola Superior de Advocacia de Volta Redonda. Grazielle foi indicada pelo advogado Pedro Dalbone.

Chapa 2 – A candidata à vice-presidente da chapa da Dra. Carolina Patitucci é Annelise Dias, filha do conceituado advogado e ex-conselheiro da OAB-VR Mário Cunha, que atua na cidade há mais de 40 anos.

Chapa 3 – Já a postulante à vice-presidente da chapa do Dr. Rodrigo Vitorino é Gisele Alcides, atual conselheira da OAB-VR e uma militante da advocacia local.


Comentários