Image
28 março, 2024
Comentários

Creches recebem suplementação de vitamina A em Itaperuna

Em Itaperuna, RJ, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A (PNSVA) vem disponibilizando suplementação desta vitamina, para creches no município.

Até o presente momento foram realizadas suplementações nas creches: Padre Tomás Maria Fusco, Ana Beatriz, Clamor, Criarte São Manoel, Estrela Brilhante, Creche Menino Jesus e Maria Faustina, no distrito de Retiro do Muriaé.

De acordo com a nutricionista Aline Moreira Rodrigues, coordenadora do Programa de Vigilância Alimentar e Nutricional, todas as creches receberão a suplementação.

“Todas as creches do município vão receber a suplementação de vitamina A, e estamos agendando com todas. Na próxima semana já temos o agendamento das creches Criarte Aeroporto, Leão Adherbal, Lar Bezerra de Menezes e Meu Cantinho”, informa a coordenadora.

Ela ainda mencionou a importância do programa de suplementação de vitamina A, do Ministério da Saúde, que contempla crianças de 6 meses a 2 anos.

“A vitamina A não é produzida em nosso corpo, ela é proveniente de uma alimentação equilibrada e através de suplementação. A oferta de vitamina A oral, que o programa oferece, é capaz de promover a saúde ocular das crianças, reduzir a incidência de diarreia e mortalidade infantil, além de prevenir e tratar carências nutricionais”, destaca Aline.

A coordenadora ainda informou que de segunda a sexta-feira, na Sala de Vacina da UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vinhosa/Centro, há a disponibilidade da vitamina A para crianças de 6 meses a 2 anos.

O PNSVA tem o objetivo de reduzir e controlar deficiências nutricionais, a mortalidade e morbidade em crianças e promover a saúde ocular. O prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues – Alfredão – e o secretário municipal de Saúde Marcelo Poeys solicitaram às equipes, empenho máximo, no trabalho de suplementação de vitamina A para as crianças do município.

Comentários