Image
24 agosto, 2020
Comentários

Cuidados com a pele no inverno


Por Dra Christiane Carvalho
Médica Dermatologista Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia
CRM 52963941 | RQE 28432 


  Durante o inverno, a baixa umidade do ar, somada às temperaturas mais frias, levam a diminuição da transpiração corporal, fatores esses que levam a pele a ficar mais seca nesta estação.

O clima frio e seco pode deixar a pele com aspecto esbranquiçado e áspero, e tanto a pele do rosto quanto a do corpo estão sujeitas ao ressecamento no inverno.

Para evitar tais sintomas é importante fazer hidratações diárias com cremes hidratantes e óleos, aumentar a ingestão de líquidos e investir em uma alimentação saudável.

A desidratação cutânea propicia o surgimento e exacerbação de algumas doenças de pele como dermatite atópica, psoríase, ictiose e dermatite seborreica. Nesses casos, o acompanhamento com o médico dermatologista se torna fundamental!

Além disso, a menor exposição à radiação solar e o clima frio da estação contribuem para a realização de procedimentos estéticos que possuem como principal objetivo a renovação celular da pele, como por exemplo peelings químicos.




Check list de cuidados no inverno:

-Invista em bons hidratantes corporais e dê preferência para aplicação logo após o banho.

-Sabonetes líquidos para o corpo e rosto são menos agressivos e ressecam menos a pele.

-Evitar banhos quentes e muito demorados; evitar se ensaboar demais e usar buchas, pois alteram a composição do manto hidrolipídico (hidratante natural produzido pelo organismo) que protege a pele.

-No inverno tendemos a ingerir menos líquidos, um grande erro! Manter a ingestão de água é extremamente importante para conservar a hidratação da pele e de todo o organismo.

-Os lábios também costumam ressecar muito no inverno. É importante usar hidratantes específicos para essa região e, assim, evitar rachaduras.

-Mesmo no inverno e em dias nublados não esqueça de aplicar e reaplicar o filtro solar diariamente!

Comentários