Image
24 agosto, 2020
Comentários

Curta-poema de André Sodré reflete a esperança durante a pandemia

Curta-poema é resultado do projeto apresentado pelo fotógrafo para o edital Cultura Presente nas Redes

Isolamento, falta de perspectiva, construção da esperança e encontro de objetivo pelo amor. Temas tão comuns a todos nesta pandemia se tornaram arte pelas mãos do fotógrafo André Sodré, na produção do curta-poema “Degraus”. O vídeo, que reúne a atuação do fotógrafo em quatro poemas autorais, será lançado nas redes sociais (Facebook, Instagram e You Tube) nesta quinta-feira, 27 de agosto, às 10h. O curta-poema é um projeto contemplado pelo edital Cultura Presente nas Redes, da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, que premiou artistas do estado para produzirem produtos culturais nesta pandemia.

“Degraus” reúne quatro poemas de autoria de André Sodré: Na Triste Festa do Sono; Matinal; Matinal 2 e Carta á Existência. Em cena, o autor dos poemas entra em ação como ator, encarnando um homem que vive sentimentos conflituosos durante o isolamento social, em razão da pandemia de COVID-19. Cada poema, um degrau que o homem avança, construindo sua esperança em meio a tanta tristeza e dor. André Sodré destaca que essa metáfora foi essencial para a produção do curta-poema.

-O desenvolvimento do curta-poema se deu a partir do momento em que decidi trazer para o projeto os sentimentos controversos dessa pandemia e do isolamento social. Por isso, a escolha de poemas que transmitem medo, insegurança, esperança. A esperança vai crescendo ao longo do curta, como em uma escada cujo objetivo é o encontro do amor e cada degrau é um dos poemas dessa busca interior. Acredito que o curta-poema possa levar esse sentimento mesmo diante de um cenário tão obscuro – analisa Sodré.

O curta-poema foi gravado em cinco dias, no mês de julho, durante a pandemia de Covid-19. Passado todo dentro de uma casa e tendo André Sodré como produtor, roteirista, diretor, câmera, editor e ator, “Degraus” conta ainda com a participação da companheira e da filha do fotógrafo, Beatriz Carreiro e Nina Carreiro Alves Sodré. A trilha sonora original foi composta e executada pelo músico Líuam Cardoso. Para Sodré, o curta precisava ser realizado apenas por pessoas que estavam tendo contato, assim como as medidas de isolamento determinam.

-Poderia convidar inúmeros amigos para auxiliar na realização do curta, mas preferi fazer isolado, tendo apenas a participação de minha parceira e minha filha, com quem já convivo. A trilha foi composta remotamente pelo Liuam Cardoso, mantendo o distanciamento, tão essencial nesta pandemia. Se houvesse uma equipe o projeto se tornaria contraditório – afirma André Sodré.



Vídeos-poemas: arte da fotografia e poesia reunidas

O fotógrafo André Sodré realiza há mais de dois anos seu projeto de publicação de vídeos-poemas. Neles, o fotógrafo interpreta poesias de uma forma nada convencional. A maioria dos poemas são letras de músicas conhecidas, que o fotógrafo com uma nova roupagem. De Caetano Veloso a Wando, passando por poemas autorais, grande parte dos artistas nacionais já teve poemas interpretados por André Sodré. O projeto se tornou sucesso no Facebook, onde os vídeos-poemas são publicados. Todos os vídeos superam mil visualizações e inúmeros comentários e compartilhamentos. Para André, o projeto apresenta ao público em geral os poemas de uma maneira mais atrativa.

-Muitas pessoas afirmam não gostar de poesia, mas a maioria esquece que a letra de música é um poema. Nossa população tende a associar poemas à uma cultura elitista, até mesmo chata, por serem declamados de maneira parnasiana, sem aproximação com o público. Meu objetivo com os vídeos-poemas é aproximar as pessoas da poesia, esta forma de arte tão especial para mim – afirma Sodré.

Ao participar do edital Cultura Presente nas Redes, André Sodré apresentou o projeto de realizar um curta com poemas autorais, seguindo a linha dos vídeos-poemas já produzidos pelo fotógrafo. “Degraus” foi produzido com quatro poemas e além de ser lançado no Facebook e You Tube, vai inaugurar o IGTV de André Sodré.

Serviço:

Lançamento do curta-poema “Degraus”

Data: 27 de agosto de 2020

Horário: 10

Facebook: Eduardo André Sodré

Instagram: @andresodrefotografo

You tube: André Sodré Fotógrafo

Comentários