31 janeiro, 2017
Comentários

Diretores da rede pública de ensino de VR tomam posse

 Foram empossados 190 dirigentes, das 95 unidades escolares do município

A secretaria de Educação de Volta Redonda realizou nesta terça-feira, dia 31, a cerimônia de posse dos diretores e adjuntos da rede municipal de ensino. Os profissionais foram eleitos, por votos dos pais, alunos e funcionários das escolas, em novembro de 2016. Foram empossados 190 dirigentes, das 95 unidades escolares do município. O evento contou com a presença do prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva; da secretária municipal de Educação, Rita de Cassia Oliveira de Andrade; e do diretor presidente da FEVRE (Fundação Educacional de Volta Redonda), Eduardo Dessupoio.

A secretária municipal de Educação aproveitou a cerimônia para falar sobre o processo democrático da sociedade e dizer a importância de ensinar e incentivar a democracia nas escolas. “A democracia escolar é essencial. A gestão democrática não se resume apenas às eleições. É a responsabilidade com os compromissos assumidos coletivamente. Pensando nisso, dentro da escola podemos criar conselhos ou grupos que ajudem na efetivação dessa democracia escolar”, disse Rita de Cássia.

“Assumir esse cargo é uma responsabilidade muito grande com a sociedade. Também é um desafio, no momento em que o país se encontra, trabalhar de forma positiva dentro da escola, incentivando os nossos alunos se tornarem pessoas melhores para sociedade”, declarou a diretora do geral da Escola Municipal Mato Grosso do Sul, Josete Francisco dos Reis. A diretora afirmou ainda, que a escola pública dar certo, só precisa acreditar.

O diretor-presidente da FEVRE, Eduardo Dessupoio, falou sobre o desafio de estar à frente da educação na atual situação de crise institucional e econômica do país. “Quando o Samuca fez o convite, confesso que eu fiquei um pouco receoso. Mas, ao mesmo tempo, eu me senti convocado para uma batalha. A gente sabe da responsabilidade e do desafio que é conduzir uma escola pública no Brasil. A tarefa é árdua, mas a mudança do mundo vem a partir das pequenas mudanças”, falou.

“Quando escolhemos a professora Rita e o Eduardo, a intenção era dar uma mensagem clara para a Educação e para sociedade: Quem vai tocar a Educação nesses próximos quatro anos serão os professores. A nossa prioridade é resgatar a dignidade, o respeito, a valorização do profissional de Educação. Eu afirmo que vocês têm meu apoio irrestrito nessa condução do município. Sou filho da escola pública e resgatar alguém que participou da minha educação, como a professora Rita, para me ajudar nesse governo é muito gratificante,” declarou o prefeito.

Comentários