04 fevereiro, 2026
Comentários

Estácio Resende oferece cursos de licenciatura semipresencial em História, Letras, Matemática e Pedagogia

A Estácio Resende passa a oferecer este ano os cursos inéditos de licenciatura em História, Matemática e Letras (Inglês e Português), além de Pedagogia, este último já oferecido há nove anos no campus. Todos eles têm duração de quatro anos e estão disponíveis na metodologia de ensino semipresencial, que mistura a aprendizagem online com a tradicional, que é ofertada na sala de aula física e laboratórios da universidade.

 

“A graduação Semipresencial na Estácio é estruturada para fazer com que o aluno consiga aproveitar o melhor das duas abordagens. Por meio desse modelo de aprendizagem, o estudante conseguirá aproveitar aulas dinâmicas e interativas no formato digital, mas contará também com as atividades práticas, com o suporte da coordenação do curso, orientação de carreira, além de uma rede de contatos que o ambiente físico de ensino pode oferecer”, destaca a coordenadora das graduações destas licenciaturas na Estácio Resende, Carollini Graciani, acrescentando que, a cada semestre, o aluno deve optar por uma ou duas disciplinas presenciais.

 

O Semipresencial na Estácio dá acesso aos alunos a estudos em uma plataforma digital e a toda estrutura do campus Resende – salas de aula, laboratórios, bibliotecas, participação em eventos, oficinas, palestras e atividades práticas-, além de preparação para o mercado de trabalho. Os interessados em mais informações sobre os cursos de licenciatura ofertados pela Estácio Resende podem entrar em contato pelo telefone (24) 99316-7505 (WhatsApp) ou presencialmente no campus, localizado na Rua Zenaide Vilela, s/n, no bairro Jardim Brasília.

 

MEC proibiu cursos de licenciatura EaD

 

No ano passado, o Ministério da Educação (MEC) regulamentou a Nova Política de Educação à Distância, criando uma série de regras e mudanças em relação a cursos de Ensino Superior, e proibiu a oferta de cursos de licenciatura no ensino a distância (EaD).

 

“Com essa decisão do MEC, hoje não existe licenciatura no Brasil sendo ofertada por EaD, apenas nos formatos de oferta Presencial e Semipresencial, e essa decisão pode ser muito benéfica. Os cursos de licenciatura são voltados para formação de professores e, além do conhecimento acadêmico, o exercício da docência exige práticas, domínio de habilidades, de turma, de liderança, controle emocional, execução de atividades, questões que muitas vezes só podem ser desenvolvidas em um profissional se ele praticar. Assim, o estudante de licenciatura entrará em sala de aula, quando for um professor, ainda mais preparado”, opina Carollini.

 


Comentários