Image
13 agosto, 2025
Comentários

Festival da Juventude de VR terá shows especial com Papatinho



Iniciativa da prefeitura, por meio da Sejuv, contará ainda com apresentações da Fantástica Fábrica de Freestyle e do rapper TH6, como parte das ações pelo Mês da Juventude 

A Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, será palco no próximo dia 23 (sábado) do Festival da Juventude – iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv). Com início previsto para as 18h, o evento contará, entre outras apresentações, com show especial do produtor, beatmaker e DJ Papatinho – um dos maiores nomes do beat nacional e um dos responsáveis por reunir as estrelas cariocas Anitta e Ludmilla com o lendário rapper Snoop Dogg no hit “Onda Diferente”.

“O Festival da Juventude é mais do que um evento musical, é uma celebração da nossa juventude e da cultura urbana. Queremos proporcionar um espaço de encontro, aprendizado e diversão, valorizando talentos e trazendo grandes nomes como o Papatinho para inspirar nossos jovens. É um momento de mostrar que Volta Redonda investe na juventude e acredita no seu potencial”, disse o secretário municipal da Juventude, Munir Francisco Filho.

Quem for curtir o evento contará com praça de alimentação, e as equipes da Guarda Municipal (GMVR) e da Operação Segurança Presente vão atuar na segurança.

“Nossa programação do Mês da Juventude foi pensada para envolver a juventude em diferentes expressões culturais e artísticas. Desde as oficinas até os shows, queremos oferecer experiências que estimulem a criatividade, o empreendedorismo e a participação social dos jovens”, destacou o subsecretário da Sejuv, Sérgio Loureiro.

Programação musical

O repertório de apresentações começa na abertura do festival com a Fantástica Fábrica de Freestyle, que reunirá MCs da Batalha da Aposta, Roda Cultural de Volta Redonda, Batalha Central e Batalha da Torre. Em seguida será a vez do rapper TH6 subir ao palco e animar o público presente.

A noite encerra com o show especial de Papatinho, beatmaker responsável por sucessos que misturam o funk 150 BPM (Batidas Por Minuto) com trap, entre eles a música “Onda Diferente” que hoje soma mais de 100 milhões de streams apenas no Spotify; e sua colaboração com rapper Orochi, "Amor de Fim de Noite", que chegou a 200 milhões de stream também na mesma plataforma, além da produção de grande parte do álbum “Kisses”, de Anitta. Foi Papatinho também quem produziu todo o multipremiado álbum “Abaixo de Zero: Hello Hell”, de Black Alien, com o melhor do rap clássico, no estilo boom bap.

Biografia

Nascido Tiago da Cal Alves, Papatinho ganhou o apelido na primeira gravação que fez com os amigos de infância Cert, Rany, Money, Batoré, Maomé e Ari. Juntos, eles formaram a ConeCrewDiretoria, o primeiro (e, até hoje, um dos maiores) fenômenos do rap brasileiro, revelado pela internet.

O EP “Rio”, primeiro lançamento como artista pela Warner Music Brasil, já marca mais de 100 milhões de streamings e é certificado disco de ouro pela sua vendagem. Um trabalho 100% carioca (dos artistas convidados à capa, assinada pelo respeitado grafiteiro Marcelo Ment) e 100% com a cara do beatmaker, um dos fundadores do lendário grupo de rap ConeCrewDiretoria.

O grupo foi responsável por recolocar o hip-hop carioca (que já revelara nomes como Marcelo D2, Black Alien & Speed e Gabriel O Pensador) como um dos epicentros do cenário nacional.

Autodidata, dedicou-se tanto aos programas de produção e à arte do sample que alcançou seu primeiro grande sucesso nacional quando usou trechos de “I put a spell on you”, da diva do jazz Nina Simone, na track “Chama os Mulekes”. Sua importância nessa área é tanta que foi o primeiro artista do país a ter “sampler” como instrumento de especialidade na carteira da Ordem dos Músicos do Brasil.

A partir do sampler, Papatinho aprendeu a usar synths, bateria e percussão eletrônica, criando assim beats próprios com sua própria assinatura, eternizados em faixas de artistas como Criolo, Anitta, Marcelo D2, Gabriel O Pensador, Black Alien, Sabotage, Marcelo Yuka, Mr. Catra, Ludmilla e Capital Inicial.

Todo esse talento abriu portas para sua carreira internacional, na qual coleciona parcerias do quilate do mundialmente conhecido will.i.am (Black Eyed Peas) e outras super estrelas como Travis Barker (Blink 182), The Game e Snoop Dogg.

Fotos de divulgação.
Secom/PMVR

Comentários