19 julho, 2017
Comentários

Fórum das Entidades Empresariais de VR discute projeto ‘Cidade da Tecnologia Verde’

Outra pauta da reunião foi criação de grupo de trabalho para revisão do Código Tributário municipal

Nesta terça-feira, dia 18, os membros do Fórum das Entidades Empresariais de Volta Redonda receberam o representante de assuntos estratégicos da prefeitura, Júlio Ferreira, para discutir o projeto ‘Cidade da Tecnologia Verde’. A reunião aconteceu na sede da ACIAP Volta Redonda, no Aterrado. O projeto prevê a ocupação do imóvel do antigo escritório central da CSN, na Vila Santa Cecília, para abrigar um polo de universidades (privadas e públicas) e empresas que desenvolvam pesquisas e serviços na área de meio ambiente e sustentabilidade.

Segundo Ferreira, a CSN já manifestou interesse em dialogar com a prefeitura sobre o assunto. “Podemos construir um caminho comum entre os interesses da empresa e os da cidade. Este centro de tecnologia tem muitos pontos positivos. O primeiro é cumprir o Acordo de Paris sobre mudanças climáticas; o segundo é ajudar a CSN a modernizar seu parque industrial reduzindo danos ao meio ambiente; e o terceiro é trazer visibilidade para Volta Redonda como referência de cidade produtora de tecnologia verde”, argumentou Ferreira, acrescentando que o projeto de ocupação do prédio está sendo finalizado, com previsão de apresentação à empresa já no próximo mês de agosto.

Para o vice-presidente do Sicomércio VR, Alberto Lass, o centro de tecnologia verde poderá atrair grandes empresas para o município, gerando emprego e renda. “Será uma grande conquista para Volta Redonda abrigar um projeto deste porte, sobretudo no antigo escritório central. Torcemos pelo sucesso deste projeto que vai beneficiar a sociedade”, destacou Alberto.

Ao final do encontro, Ferreira se comprometeu a apresentar o projeto finalizado aos membros do Fórum das Entidades Empresariais.

Tributação – Ainda durante a reunião, o vereador Luciano Mineirinho, que representa a Câmara Municipal no Fórum das Entidades, informou aos empresários sobre a criação de um grupo de estudo para analisar mudanças no Código Tributário do município. O presidente do Fórum, Evandro Queiroz, demonstrou o interesse da entidade em participar das discussões sobre o tema.

“Gostaríamos muito de colaborar com o trabalho desse grupo. Hoje, a carga tributária é uma das pautas de maior relevância dentro do Fórum. Defendemos que os empresários não podem ser ainda mais sobrecarregados de taxas e impostos para suprir o déficit criado pelos governos. Vamos enviar um requerimento aos poderes executivo e legislativo solicitando a participação de um de nossos membros”, garantiu Evandro Queiroz Glória, presidente do Fórum.

Outro assunto discutido durante a reunião foi o projeto de lei estadual que trata da implementação do Código de Defesa do Contribuinte, de autoria do deputado estadual Edson Albertassi. Para o advogado Gilmar Souza, membro do Fórum e representante do Instituto de Estudos Tributários, a participação da entidade nas audiências públicas sobre o tema é fundamental para pressionar a aprovação do projeto de lei.

“O Código de Defesa do Contribuinte vai impor limites de cobranças tributárias, regulando direitos, garantias e obrigações. Ele poderá criar uma harmonia entre o fisco e o contribuinte. Este é o momento exato para desengavetar este projeto e lutar para que ele seja aprovado e sancionado”, defendeu Gilmar.

Comentários