Image
03 dezembro, 2025
Comentários

Hemonúcleo de Volta Redonda amplia horários de coleta em dezembro

O Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda, localizado no Hospital São João Batista (HSJB), terá horários especiais de coleta de sangue durante o mês de dezembro, iniciativa adotada para reforçar os estoques que costumam diminuir no fim do ano. A unidade informou que, além do horário habitual, irá ampliar o atendimento em datas estratégicas para facilitar o acesso dos doadores.

Entre os dias 8 e 11 de dezembro, a coleta será realizada das 7h às 15h. Já nos dias 22 e 23 de dezembro, o funcionamento será estendido das 7h às 16h, mesmo horário que também será adotado nos dias 29 e 30 de dezembro.

De acordo com o hemonúcleo, o período de festas e recesso escolar geralmente provoca uma queda significativa no número de doações, o que impacta diretamente a capacidade de atendimento da rede hospitalar da região. A responsável pela captação de doadores, Cristina Teixeira, reforça a necessidade de engajamento da população.

“O mês de dezembro é sempre um desafio para manter os estoques de sangue. Muitas pessoas viajam ou se envolvem nas comemorações e acabam deixando de doar. Por isso, fazemos um apelo para que quem puder, compareça ao hemonúcleo. Uma única doação pode salvar vidas e é essencial para garantir o atendimento dos pacientes que dependem de transfusões”, afirma Cristina.

Como doar

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos; menores de idade precisam de autorização do responsável. Além disso, os doadores precisam respeitar o intervalo mínimo entre as doações, que é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.

Para doar sangue é necessário estar bem de saúde, pesar acima de 50 quilos, estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), não estar em jejum e nem ter ingerido alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas no dia anterior à doação. No dia da doação, o voluntário deve apresentar na unidade um documento de identidade com foto.

O Hemonúcleo de Volta Redonda atende ao HSJB, onde funciona, e mais cinco unidades: o Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), no Retiro; o Hospital Dr. Nelson dos Santos Gonçalves (antigo Cais Aterrado); três hospitais privados na cidade; e ainda fornece hemocomponentes para unidades em outros dois municípios (Pinheiral e Piraí).

Comentários