Image
10 setembro, 2025
Comentários

Minicidade do Trânsito de VR é modelo para outras cidades da região



A Minicidade do Trânsito de Volta Redonda, projeto da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), segue sendo exemplo de sucesso em educação e cidadania no Sul Fluminense. Nesta quarta-feira (10), o espaço recebeu a visita do secretário municipal de Ordem Pública de Itatiaia, Jarbas Junior, o “Jarbinhas”, acompanhado de alunos e da direção da Escola Municipal Maria José de Aquino.

Também participaram da visita o subcomandante da Guarda Municipal de Itatiaia, Rodrigo Amorim, além de representantes do Departamento de Trânsito e da Coordenação Municipal de Educação Infantil, entre outros. O objetivo foi conhecer de perto o funcionamento do projeto e avaliar a possibilidade de replicá-lo em Itatiaia.

Criada para ensinar noções de cidadania e segurança e respeito às leis de trânsito às crianças, de forma lúdica e prática, a Minicidade reproduz um sistema viário urbano, com semáforos, faixas de pedestres e sinalização, proporcionando uma experiência prática para educação e inclusão social.

O subsecretário municipal de Ordem Pública de Volta Redonda, Amauri Pego, disse que a visita demonstra o sucesso da Minicidade e frisou a importância da troca de boas práticas para o fortalecimento da região.

“A Minicidade do Trânsito é um investimento no futuro. Quando ensinamos nossas crianças a importância da responsabilidade e do respeito no trânsito, estamos formando cidadãos mais conscientes. Ficamos felizes em ver que o projeto tem servido de inspiração para outras cidades da região. É como o secretário, Coronel Henrique, sempre enfatiza: ‘A lei mais eficiente no trânsito é a educação’ e é isso que temos trabalhado diariamente em Volta Redonda”, destacou.

O secretário de Ordem Pública de Itatiaia, Jarbas Junior, ressaltou que Volta Redonda é uma referência para municípios de todo o Sul Fluminense e que a intenção é levar o modelo da Minicidade para Itatiaia.

“Quando assumimos o governo, em janeiro, uma das primeiras visitas que fiz foi a Volta Redonda, justamente para conhecer a estrutura de segurança e o trabalho desenvolvido. A Minicidade do Trânsito despertou em nós o desejo de implantar um projeto semelhante em Itatiaia, para atender crianças, idosos e pessoas com deficiência. Estamos buscando a expertise de Volta Redonda, que já tem experiência consolidada, para avançar nesse caminho. Nossa cidade é jovem, tem apenas 36 anos, e estamos fortalecendo a Guarda Municipal, que já conta com grupamentos de trânsito e ambiental. Para nós, é um orgulho poder aprender com uma referência como Volta Redonda”, afirmou.

Até agosto deste ano, a Minicidade do Trânsito recebeu mais de 6 mil pessoas, a maioria crianças. No entanto, o espaço educacional também reúne jovens, pessoas com deficiência (PCDs), autistas e idosos. Além de capacitar sobre um trânsito mais seguro, o projeto visa ser um elo entre população e segurança pública.

Agendamento de visitas

Visitas à Minicidade do Trânsito podem ser agendadas pelo telefone (24) 99290-7177 (WhatsApp). Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, nos períodos matutino e vespertino.

Fotos: Divulgação/Semop.
Secom/PMVR

Comentários