26 junho, 2017
Comentários

Notícias do setor rural de Resende, Porto Real, Quatis e BM

Prefeitura de Resende quer ampliar segurança na zona rural

Diminuir o número de roubos a propriedades rurais no município de Resende. Foi com esse tema que a Secretaria de Agricultura reuniu autoridades de segurança em sua sede no bairro da Morada da Colina, ao lado do Parque de Exposições, no dia 23.

Compareceram ao encontro, o delegado titular da 89ª DP de Resende, Marcelo Ribeiro; o comandante do 37º Batalhão da Polícia Militar, Rogério Jackes da Silva; o comandante da Guarda Civil Municipal, César Ricardo Aureliano Laurindo; e o superintendente de Ordem Pública, Carlos Maurício Barroso Sarmento. Também esteve presente à reunião o médico veterinário do município de São Gonçalo de Sapucaí (MG), Flávio Emilio Nogueira Junqueira, além de diretores do Sindicato Rural e lideranças comunitárias.

O objetivo de Resende, conforme explica o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Alberto Figueiredo, é seguir o modelo implantado por Emilio Junqueira na cidade mineira que consiste em desenvolver um sistema de relacionamento com órgãos públicos de segurança, através do cadastro das propriedades rurais. Este procedimento é realizado em complemento ao georreferenciamento, ou seja, o mapeamento que envolve a criação de um código por proprietário.

Secretaria começa vacinação contra brucelose em bovinos em Porto Real

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda começou no dia 22, e segue pelos próximos 30 dias, a Campanha de Vacinação Contra Brucelose. Quase 60 pequenos e médios produtores rurais terão 500 animais imunizados contra a doença, que trata-se de uma zoonose, pois pode ser transmitida ao ser humano. A vacinação em Porto Real será exclusiva para fêmeas da espécie bovina. O motivo é que brucelose tem um caráter abortivo.

Prefeito de Quatis propõe parcerias com setor agropecuário para recuperação das estradas rurais

O prefeito Bruno de Souza (PMDB) se reuniu recentemente com o presidente da Cooperativa Agropecuária de Barra Mansa, Cláudio Martini Meirelles. Durante o encontro, realizado na sede da entidade, e que também contou com a presença do supervisor técnico da cooperativa, Ralph Barcellos, Bruno iniciou conversações visando à formalização de parcerias entre a prefeitura e a entidade pela manutenção das estradas rurais de Quatis.

Só no ano passado, a cooperativa de Barra Mansa recebeu aproximadamente 2,3 milhões de litros de leite produzidos pelos produtores de Quatis, o que representou uma média mensal de aproximadamente 185 mil litros. A cidade de Quatis tem cerca de 200 produtores rurais cadastrados e a produção diária de leite no Município está hoje na casa dos 22 mil litros. Já a extensão total das estradas rurais do Município é de aproximadamente 350 quilômetros.

Uma das ações conjuntas propostas pelo prefeito de Quatis é o apoio da Cooperativa de Barra Mansa na doação de peças e pneus usados nas máquinas e caminhões empregados toda semana, durante o trabalho de conservação das estradas, principalmente nos serviços de patrolamento e colocação de escória, além de transporte do material usado na manutenção destas vias e na remoção de lixo e entulho.

Segundo Bruno, esta possível parceria vem sendo analisada em razão da burocracia dentro da máquina pública, na tramitação dos processos administrativos voltados à aquisição de materiais de consumo.

Torneio Leiteiro fortalece setor e produtores da cidade e região

Após o sucesso do tradicional Torneio Leiteiro de Antônio Rocha, realizado no início desse mês, a Secretaria de Desenvolvimento Rural do município está cuidando dos preparativos finais do XXIX Torneio de Rialto, que acontece entre os dias 29 de junho e 02 de julho. Por conta da repercussão da festa, produtores rurais de várias localidades do Estado do Rio estão buscando informações sobre como participar do evento.

O Torneio Leiteiro de Rialto vai movimentar o fim de semana do distrito e a expectativa é de que mais de 5 mil pessoas prestigiem o evento. Segundo Adilson Rezende, secretário de Desenvolvimento Rural, a expectativa é superar a média diária de 73.957 quilos de leite, uma das maiores quantidades registradas em 28 anos no município. “Estamos recebendo as inscrições dos produtores até o início da próxima semana”, destacou Adilson.

Comentários