19 julho, 2018
Comentários

O que seu banco não quer que você saiba!

Certamente você já se pegou pensando onde investir o dinheiro suado que conseguiu juntar depois de bastante tempo de economias diárias e muito, muito trabalho para ganhar um pouco mais de dinheiro. Se você se reconheceu na frase anterior, não se preocupe (ou melhor, preocupe-se muito!!!), afinal, você faz parte dos quase 100% de pessoas que possui algum dinheiro investido.
Qual a primeira coisa que a maioria das pessoas faz quando juntaalgum dinheiro? Normalmente, procura um banco para que ele a ajude a investir, afinal, na visão dessas pessoas, o banco é o únicolugar para se fazer algum investimento. Mas, na maioria dos casos não funciona assim. Pensa junto comigo, se o lucro do depende do resultado que ele vai ter usando o seu dinheiro, ele vai oferecer a você o que é melhor para ele ou o que é melhor para você?
Por isso você precisa saber muito bem o que pretende com este dinheiro tão suado que você juntou.
Ao contrário do que a grande maioria pensa, mesmo vendo uma quantidade enorme de siglas, letras e fundos quando procura onde investir seu dinheiro, os investimentos, basicamente, dividem-se em apenas 2 tipos: ou você compra um “pedaço” de uma empresa e vai receber uma parte de seus lucros (Ações) ou você empresta dinheiro para alguma empresa, instituição, governo, fundo, etc.. e vai receber juros deste empréstimo.
Pronto! Você já sabe mais do que muita gente com dinheiro investido em bancos.
Quando você compra uma ação, está comprado uma parte (mesmo que pequena) de uma empresa. Dessa forma, se esta empresa se valorizar, sua ação também vai se valorizar e além disso, se a empresa que você comprou a ação for uma distribuidora de lucros, você receberá dividendos, na mesma proporção da quantidade de ações que comprou.
Quando você compra títulos do governo brasileiro, está emprestando dinheiro ao governo brasileiro e, por este empréstimo, irá receber uma taxa de juros ofertada pelo governo. Assim funciona também com os títulos de dívida privados, as debêntures, as LTNs (tesouro pré-fixado) e etc...
Aqui nesta coluna, a partir de hoje, vamos informar vocês sobre o que é cada tipo de investimento, quais suas vantagens e desvantagens, para que você possa, depois de muito tempo nas mãos dos bancos, ser o real dono do seu dinheiro.

Comentários