Image
25 agosto, 2025
Comentários

Obras do futuro Batalhão de Ações com Cães em VR avançam

As obras da futura Companhia do Batalhão de Ações com Cães (BAC) da Polícia Militar, que está sendo construída no bairro Roma, em Volta Redonda, receberam nesta segunda-feira (25) a primeira visita técnica de oficiais do Comando de Operações Especiais (COE) e do próprio BAC, além do secretário municipal de Estratégia Governamental, Carlos Macedo, e do assessor especial da prefeitura, Paulo Netto.



Pela equipe técnica da PM estiveram presentes o subcomandante do COE, coronel Robson Borges; o comandante do BAC, tenente-coronel Luciano Pedro Barbosa da Silva; o capitão Martires, que será comandante da companhia regional do Médio Paraíba; o capitão Vidal, do BAC de Macaé; o coronel Ronaldo Martins, comandante do 5º CPA (Comando de Policiamento de Área); e o coronel Sardemberg, comandante do 28º Batalhão da PM.



Todos os representantes ficaram impressionados com o ritmo acelerado da obra, que deve ser concluída até abril de 2026. “Estamos muito satisfeitos de ver o ritmo da obra. O Médio Paraíba vai ganhar muito com essa ação”, destacou o coronel Robson Borges.



“Esta será uma companhia das mais modernas que existem no Brasil. Estamos felizes, orgulhosos e ansiosos para poder começar a trabalhar de forma mais efetiva na região”, afirmou capitão Martires.



A Cia do BAC ficará sediada próximo à Rodovia Presidente Dutra, e terá atuação regional nas 20 cidades cobertas pelo 5º CPA, incluindo o 28º BPM de Volta Redonda, o 37º BPM de Resende, o 33º BPM de Angra dos Reis, o 10º BPM de Barra do Piraí e a 2ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar) de Paraty. A construção do BAC em Volta Redonda seguirá o modelo da 1ª Companhia Destacada do BAC em Macaé, localizada no norte do estado do Rio.



“Não só o 28º Batalhão, mas todos os batalhões da região terão um incremento sem precedentes. Teremos melhores condições de garantir a segurança, pois nossa tropa está cada vez mais treinada e equipada. Isso, aliado ao cão, vai fazer toda diferença” ressaltou o coronel Sardemberg.



“As ações são complementares. O cão e o policial se complementam e tornam o combate ao crime mais eficaz”, afirmou o comandante do BAC, tenente-coronel Luciano Pedro Barbosa.



O prefeito Antonio Francisco Neto falou sobre a importância de Volta Redonda abrigar mais essa unidade de segurança pública. “Fizemos o Hospital Regional e salvamos milhares de vidas. Eu não tenho dúvidas de que o BAC vai igualmente salvar muitas vidas. Combatendo a droga e as armas, estamos salvando vidas.”


Comentários