Image
26 setembro, 2025
Comentários

Órgãos da Prefeitura de VR firmam parceria para apoiar microempreendedores locais

A Casa do Empreendedor Délio Avellar e a Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), através do Banco da Cidadania – todos órgãos da Prefeitura de Volta Redonda –, assinaram um Acordo de Cooperação Técnica nesta sexta-feira, 26. A parceria tem como objetivo oferecer suporte aos micros e pequenos empresários da cidade, por meio de ações de capacitação, treinamento e consultoria, voltadas aos Microempreendedores Individuais (MEIs) dos Mercados Populares e aos assistidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

O convênio, que tem validade de setembro de 2025 a dezembro de 2026, também visa otimizar o atendimento e promover a formalização de negócios de forma mais ágil e eficiente. Com a integração dos serviços da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) ao convênio, os empreendedores de Volta Redonda poderão contar com um atendimento mais completo, reunindo em um único espaço soluções que anteriormente exigiam deslocamentos e uma série de trâmites burocráticos. A parceria facilitará a formalização e o registro de empresas, contribuindo para a simplificação de processos e beneficiando ainda mais os empreendedores locais.

A Casa do Empreendedor Délio Avellar será responsável pela organização e infraestrutura das atividades, incluindo a definição de datas, locais, lista de presença, contratação de consultores, palestrantes e oficineiros, além de outros detalhes logísticos para a realização dos eventos.

Já a Secretaria de Assistência Social e o Banco da Cidadania terão como atribuições divulgar nos Mercados Populares e nos Cras as capacitações, palestras e oficinas, além de incentivar os microempreendedores e os assistidos a participarem dessas ações.

Haroldo Fernandes da Silva, coordenador da Casa do Empreendedor, ressaltou a importância da parceria para o desenvolvimento da economia local. "Este convênio é mais um passo para desburocratizar o ambiente de negócios em Volta Redonda. Queremos oferecer ao cidadão um atendimento centralizado, rápido e eficiente, aproximando ainda mais os serviços da Jucerja dos empreendedores locais", afirmou Haroldo.

Rosane Marques de Carvalho, secretária municipal de Assistência Social, destacou que a Casa do Empreendedor já é uma referência no apoio a quem busca abrir ou formalizar sua empresa. “Agora, com a integração dos serviços da Jucerja, teremos a capacidade de oferecer um atendimento ainda mais completo aos empreendedores da nossa cidade, fortalecendo a economia local e incentivando a criação de novos negócios”, afirmou a secretária, acrescentando que a parceria traz um impacto direto na vida das famílias assistidas pelo Bolsa Família.

“Ao apoiarem-se na formalização e crescimento dos seus negócios, essas famílias poderão gerar a própria renda e, assim, deixar de depender do auxílio, alcançando a autonomia financeira. Essa é uma mudança fundamental para que elas melhorem suas condições de vida e se tornem mais independentes. Com iniciativas como esta, estamos criando um ciclo de desenvolvimento e inclusão que beneficiará as famílias e terá um efeito positivo em toda a cidade", complementou a secretária.

Ricardo Ballarini, gestor do Banco da Cidadania, reforçou o papel da iniciativa no estímulo aos microempreendedores locais. "Nosso objetivo é aproximar ainda mais os microempreendedores dos Mercados Populares e os assistidos pelos Cras das oportunidades de capacitação e apoio oferecidas pelo município. Esse acordo cria um ambiente mais favorável para o crescimento econômico e social, gerando impacto positivo direto nas famílias atendidas", destacou Ballarini.

A Casa do Empreendedor

A Casa do Empreendedor Délio Avellar é um espaço voltado para o apoio a cidadãos que desejam abrir ou regularizar suas empresas. No local, os empreendedores encontram serviços como orientação para a formalização de micro e pequenas empresas e MEIs, apoio na abertura, alteração e baixa de empresas, emissão de documentos e esclarecimento de dúvidas sobre legislação e obrigações legais, além de encaminhamentos para cursos de capacitação e programas de incentivo ao empreendedorismo.

Comentários