25 maio, 2016
Comentários

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa inicia temporada “Musicando a Cidade” com concerto no bairro Vila Nova

O concerto no bairro Vila Nova abre a turnê “Musicando a Cidade’, que leva música a toda cidade
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa continua a musicar a cidade, realizando concerto a diversos bairros. A abertura da temporada 2016 do “Musicando a Cidade” acontece na próxima segunda-feira, 30 de maio, no Colégio Paulo Basílio de Oliveira, no bairro Vila Nova. O concerto começa às 16h e é aberto à toda população.
Regida pelo maestro titular, Vantoil de Souza, a OSBM interpreta um programa eclético. As obras foram selecionadas a partir de sucessos de público nos outros concertos da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. O repertório inclui desde trilhas de cinema, como Marcha Imperial de Star Wars, a música popular brasileira, com a clássica Tarde em Itapuã, passando pelo rock, representado por Another Brick in The Wall. A música clássica não pode ficar de fora e o prelúdio de Bachianas nº4, de Villa Lobos, é uma das obras que representa o estilo musical.
A turnê “Musicando a Cidade” surgiu da necessidade de aproximar ainda mais o público de música de qualidade. A temporada oficial da OSBM, realizada na Igreja Matriz de São Sebastião, já cumpre este papel, realizando mensalmente concertos diferentes, apresentando clássicos para o público. Mas a OSBM percebeu que poder ampliar seu domínio musical em Barra Mansa e criou o Musicando a Cidade, com concertos nos bairros. Em 2015, Vila Nova e Vila Ursulino foram alguns dos bairros contemplados pela turnê.
Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e a interiorização da música clássica
A OSBM é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. Há dez anos promovendo a interiorização da música clássica no Estado do Rio de Janeiro, a OSBM realiza anualmente sua temporada oficial na Igreja Matriz de São Sebastião, em Barra Mansa. Os solistas e maestros que atuam em seus concertos realizam aulas para os músicos da orquestra, aprimorando seus conhecimentos e enriquecendo a capacidade técnica da OSBM.
O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, da qual a OSBM faz parte, atende a todas as escolas públicas municipais da cidade com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, Instituto CCR e CCR Nova Dutra e White Martins, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. Também patrocinam o projeto a Light, o Governo do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Cultura e a Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

Serviço:
Abertura do Musicando a Cidade
Data: 30 de maio (segunda-feira)
Horário: 16 horas
Local: Colégio Municipal Paulo Basílio de Oliveira
Regência: Maestro Vantoil de Souza

Comentários