Orquestras de Cordas de Volta Redonda e da OSB realizam concerto aberto ao público no sábado
A Orquestra de Cordas do projeto Volta Redonda Cidade da Música, regida pela maestra Sarah Higino, o Coro Infantojuvenil e o Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), realizam neste sábado (20) um concerto aberto ao público, às 19h, no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Jr., no bairro Laranjal. A entrada é gratuita. A atração marca o retorno do projeto Conexões Musicais a Volta Redonda, que conta com o patrocínio da Nova Transportadora do Sudeste (NTS).
No concerto serão apresentados clássicos de John Lennon e Paul McCartney, Heitor Villa-Lobos, Mozart, entre outros.
“É um programa imperdível, com duração de no máximo uma hora. O público vai poder ter uma amostra geral do que acontece nos períodos da música de concerto. Contamos com a presença de todos”, declarou a maestra Sarah Higino.
Durante a semana, o projeto Conexões Musicais promoveu diversas atividades para os alunos do projeto Volta Redonda Cidade da Música. Na terça (16) e quarta-feira (17) foram ministradas aulas (masterclasses) de instrumentos para os estudantes, na sede da iniciativa, no bairro Vila Mury. Além disso, a orquestra – formada pelos violinistas Matheus Vieira e Ramon Feitosa, o violista Whashington Couto e o violoncelista Fernando Bru – realizou um ensaio que pôde ser assistido pelos alunos.
Na quinta-feira (18), os participantes do projeto realizaram um recital. Nesta sexta-feira (19), o Quarteto de Cordas da OSB realizará um concerto somente para os alunos.
Aulas de aprimoramento
O quarteto de cordas da OSB realiza aulas presenciais e on-line para os alunos do projeto Volta Redonda Cidade da Música, que compõem a Orquestra de Cordas de Volta Redonda, desde março deste ano. As atividades tem foco no aprimoramento da técnica instrumental dos jovens músicos.
Projeto Volta Redonda Cidade da Música
Criado em 1974, o projeto Volta Redonda Cidade da Música é desenvolvido em 39 unidades de ensino da rede municipal, da Secretaria Municipal de Educação (SME), e da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), atendendo cerca de 4.000 alunos. Tem por objetivo o desenvolvimento sensorial do estudante, trabalhando a coordenação motora, audição, visão, fonação, tato, atenção, memória e raciocínio.
Comentários