Image
30 julho, 2025
Comentários

Pinheiral lança campanha de segurança no trânsito ‘Borboletas pela Vida’

A Prefeitura de Pinheiral, por meio do programa Cuidando de Perto, lança a campanha “Borboletas pela Vida - pela Segurança no Trânsito”, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da atenção e do respeito às leis de trânsito. A ação tem início com um gesto simbólico e comovente: a pintura de uma borboleta branca no asfalto da Avenida Nilton Penna Botelho, local de um trágico acidente ocorrido em 2010 que vitimou o jovem Paulo Gabriel de Oliveira Vilela, atropelado na faixa de pedestres por imprudência de um motorista que ultrapassou um ônibus parado para sua passagem, após o motorista do coletivo sinalizar que ele podia atravessar. Paulo Gabriel completaria 27 anos nesta quarta-feira, 30 de julho.



A solicitação partiu de Edna Machado de Oliveira, mãe de Paulo Gabriel, por meio de ofício encaminhado ao prefeito, que se comoveu e sensibilizou com a história e decidiu promover a campanha para evitar que outras mães passem pelo mesmo sofrimento. A ação está alinhada ao projeto nacional “Borboletas pela Vida”, que busca homenagear vítimas do trânsito e chamar a atenção da sociedade para a importância da segurança viária.



A campanha, que conta com o apoio da Secretaria de Ordem Pública, Defesa Civil e Fiscalização, vem em um momento em que o município intensifica as ações de ordenamento urbano, com a revitalização da sinalização horizontal e vertical, implantação de mão única em vias estratégicas e aplicação de penalidades por infrações. O trabalho vem promovendo importantes avanços na organização do tráfego urbano e na segurança de pedestres e condutores.



Além da homenagem, a borboleta branca no asfalto passa a ser um símbolo permanente de memória e conscientização no município. “Não se trata apenas de um desenho. É um lembrete para todos nós de que uma vida foi perdida ali. E de que nenhuma pressa vale mais do que uma vida. Meu desejo é conscientizar para que mais nenhuma mãe sofra o que eu sofri e sofro até hoje”, destacou Edna, mãe do jovem homenageado.



Agora, no local exato do acidente, uma borboleta branca será pintada no asfalto — símbolo nacional da campanha que lembra as vidas interrompidas pela negligência no trânsito. Mais que uma homenagem, essa borboleta é um apelo silencioso para que todos parem, reflitam e mudem atitudes.



Com mais de 13 mil veículos emplacados na cidade, a Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Ordem Pública, Defesa Civil e Fiscalização, reforça seu compromisso em tornar o trânsito mais seguro e humano. Além das intervenções já realizadas — como reorganização das vias, melhorias na sinalização e fiscalização rigorosa —, a campanha vem para fortalecer uma cultura de respeito, empatia e cuidado entre motoristas e pedestres. “A ‘Borboletas pela Vida’ é um símbolo permanente de memória e responsabilidade. Um lembrete de que nenhuma pressa, nenhuma distração, vale uma vida. Que a dor da mãe do Paulo Gabriel inspire uma mudança real, que salve vidas e proteja sonhos. Porque em Pinheiral, queremos mais borboletas voando livres, não marcadas no chão”, disse o prefeito.




A Prefeitura também convida a população a se engajar na campanha “Borboletas pela Vida - pela Segurança no Trânsito” pelas redes sociais. Familiares que, infelizmente, perderam entes queridos em acidentes de trânsito podem compartilhar suas histórias como forma de dar ainda mais força e significado à campanha. Esses relatos serão fundamentais para ampliar a conscientização, transformar a dor em mobilização e reforçar a importância de atitudes responsáveis no trânsito. Quem quiser participar pode enviar sua história e uma foto do homenageado para o e-mail comunicacaopinheiraloficial@gmail.com ou por mensagem direta nas redes sociais da Prefeitura. Sua história pode salvar vidas.

Comentários