16 julho, 2025
Comentários

Piraí realiza XI Festival da Cachaça com programação cultural e valorização da economia local

Após alguns anos de pausa, o tradicional Festival da Cachaça de Piraí está de volta. A cidade do Sul Fluminense retoma, em grande estilo, a celebração da bebida símbolo da cultura brasileira com a realização da 11ª edição do evento, nos dias 18, 19 e 20 de julho, na Praça da Preguiça. A entrada é gratuita.

A retomada do festival marca um reencontro com as tradições que ajudaram a projetar o nome de Piraí no cenário cultural e gastronômico do estado. Ao longo dos três dias, o público poderá visitar stands com cachaças premiadas, acompanhar apresentações musicais e culturais, e se deliciar com os sabores da região no Concurso de Tira Gosto, promovido em parceria com o Polo Gastronômico de Piraí, o Instituto Gastronômico das Américas (IGA) e a Associação Comercial e Empresarial de Piraí-RJ..

A programação tem início na sexta-feira (18), às 17h, com o lançamento da exposição “Cachaça - Produto Exclusivo do Brasil” na Casa de Cultura de Piraí. Às 18h, ocorre a abertura oficial do festival na Praça da Preguiça, com destaque para o Bar da Deise Novakoski, espaço interativo comandado por uma das maiores especialistas do país, com drinks, harmonizações e aula-show.

Entre as atrações culturais, estão confirmadas as apresentações do grupo Chororô Sambô, Samba da Sede, Cláudia Castelo Branco, Amorim & Amaral e Marcos Ariel, além da tradicional manifestação do Jongo da Cachoeira de Arrozal. Para as crianças, haverá uma área kids com atividades durante todo o evento.

Mais do que uma festa, o festival representa um importante vetor de fomento à economia local e ao turismo, incentivando a produção artesanal, a cultura e os empreendimentos de Piraí.

O XI Festival da Cachaça é uma realização da Prefeitura de Piraí, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com apoio do IGA, Polo Gastronômico, ACEPI e APACERJ.

Mais informações:
Praça da Preguiça – Centro de Piraí (RJ)

Dias 18, 19 e 20 de julho
Sexta: a partir de 17h | Sábado e domingo: a partir de 12h
Entrada gratuita

Comentários