Image
31 janeiro, 2017
Comentários

Plano de Ação da Cultura é apresentado em Volta Redonda

 Prefeito Samuca Silva também conheceu parte da nova equipe que vai implementar as ações culturais no município este ano

A secretária municipal de Cultura de Volta Redonda, Márcia Fernandes, se reuniu com o prefeito Samuca Silva na manhã desta terça-feira, dia 31, no gabinete do prefeito, onde apresentou o Plano de Ação da pasta para 2017 e parte da nova equipe que vai contribuir para a implementação das ações culturais no município. “É uma primeira proposta sobre o que a gente pensa para Volta Redonda, para a Cultura, o paisagismo, o design da cidade, para os artistas, os coletivos, enfim, para todas as áreas mapeadas da cidade. Queremos colorir a cidade, dar um aspecto mais harmonioso, humano”, explicou Marcia Fernandes.

Participaram do encontro produtores culturais, artistas plásticos, DJs, liderança afro, especialistas em terceiro setor e gestores culturais. Além do organograma da nova equipe, o plano contempla as diretrizes, os instrumentos de gestão do município, ações para o processo de participação social e construção de políticas públicas, criação de editais de fomento específicos para cada segmento cultural, patrimônio histórico, entre outros.

Segundo Márcia, o próximo passo é apresentar o plano para as lideranças, chamar a comunidade para conhecer o planejamento, envolvendo representantes de artistas, associações de moradores, entre outras instituições. “O prefeito já aprovou, gostou, sugeriu, incrementou, agregou valores às propostas e agora vamos analisar os orçamentos e buscar parcerias. A cultura não necessita de milhões em recursos, ela necessita de milhões de ideias e isso é o que a gente tem”, disse a secretária.

Samuca agradeceu a colaboração de todos e prometeu apoio irrestrito ao plano de ações da secretaria. “A porta de entrada para o turismo regional é a Cultura. Quero, por exemplo, fazer da feira livre um patrimônio cultural da cidade de Volta Redonda. Para isso, temos que estruturar os bairros, conversar com os moradores. A ideia de eventos itinerantes nos bairros é muito boa; esse é o caminho. Agradeço o empenho de cada um e temos quatro anos para fazer história em Volta Redonda”, afirmou o prefeito.

Comentários