22 maio, 2019
Comentários

Porto Real realiza 19ª Festa da Cultura Italiana de 6 a 9 de junho

Tradição, história e gastronomia típica são os ingredientes para mais uma edição da Festa da Cultura Italiana de Porto Real. Uma realização da Associação Vittorio Emanuele II, com apoio da Prefeitura Municipal de Porto Real, através da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo (SMECT), acontece dos dias 6 a 9 de junho, no Porto Real Country Clube, a 19ª edição do evento. Um dos destaques da programação é o tradicional Almoço Della Mamma que contará mais uma vez com show do cantor Renato Gabbiani. “A Festa da Cultura Italiana faz parte da história de nossa cidade. É uma forma de homenagear os imigrantes que formaram uma das primeiras colônias italianas do Brasil. É preciso manter viva essa tradição que representa uma importante fase do desenvolvimento de Porto Real”, avaliou o prefeito Ailton Marques.
O secretário da SMECT, Robson Paulino da Silva, exaltou o papel da colônia italiana e os reflexos na economia do município. “Realizar a Festa da Cultura Italiana de Porto Real é dar a devida importância da história da colonização italiana”. O evento também promove a economia local e regional, incentivando o turismo e o comércio na cidade, disse o secretário, que ainda reforçou as atividades que acontecerão na festa. “Durante a festa funcionarão barracas com comidas típicas, doces, vinhos, artesanato; diversas atrações musicais, apresentações de dança; o tradicional concurso ‘Bella Ragazza’, que escolhe a Rainha e a Princesa da festa e muito mais”, completou Robson.
“O ano passado tivemos um público estimado em 15 mil pessoas. A expectativa é de sucesso mais uma vez. A entrada é franca e essa edição é em comemoração ao 144º aniversário da imigração italiana no município. Vamos contar com participações especiais como o grupo Mamma Bracciolla e os Pepinos, de São Paulo, que vão interagir durante todo o evento com o público presente”, contou o diretor de Cultura, Luís Fernando da Silva.
O presidente da Associação Vittoriio Emanule II, Paulo Henrique Marassi, o Peu, disse que o evento movimenta consideravelmente a economia da cidade. “Estamos muito felizes em organizar mais uma edição da Festa da Cultura Italiana. Ela representar uma história que avança por quase 150 anos, desde a vinda das primeiras famílias. A cada edição e com o apoio da Prefeitura, notamos que a festa cresce mais. Por se tratar de uma festa cultural e gastronômica, destacamos o valor social do evento, onde proporcionamos a geração de empregos temporários, a movimentação do comércio local e principalmente o turismo no município, uma vez que 70% do público é formado por visitantes” concluiu o presidente.



Programação

6/6 - Quinta

19h - Início do funcionamento das cantinas e restaurantes com comidas típicas.
19h30 - Abertura oficial com apresentação da Banda Municipal de Porto Real. Em seguida, visitação à mostra fotográfica e exposição de quadros no Museu da Associação.
20h - Apresentação das candidatas e escolha da Rainha e Princesa da festa.
21h - Coroação da Rainha e da Princesa da festa.
22h - Show com a Banda Itália Brasil.

7/6 - Sexta

19h - Início do funcionamento das cantinas e restaurantes com comidas típicas.
19h30 - Apresentação da Banda da Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN.
20h30 - Apresentação do grupo de dança “As Polentinhas”.
21h - Apresentação do grupo “Le Picolle Ballerine e seu Porpetone”.
21h30 - Apresentação da Escola de Dança Fundação Porto Real.
22h - Show com a Banda Brasitália, do Espírito Santo.

8/6 - Sábado

8h - Torneio Vittorio Emanuele II de Futebol (Circuito Sportvass de Fut7). Etapa Porto Real (sub 7/9/11/13) Local: Estádio Renato Monteiro.
12h - Funcionamento das cantinas e restaurantes com comidas típicas.
18h30 - Desfile Típico Italiano, com as famílias e participação da Banda Municipal de Porto Real.
20h - Show com a cantora Celeste Zeminianni.
20h30 - Apresentação do grupo de dança “As Polentinhas”.
21h30 - Apresentação do grupo de dança “Le Piccole Ballerine e seu Porpetone”.
22h - Apresentação do grupo de dança “Belle Ballerine”.
23h - Show com Fred Rovella e elenco (Banda Bella Itália e Ballet Tarantela).

9/6 - Domingo

8h – Torneio Vittorio Emanuele II de Futebol (Circuito Sportvass de Fut7). Etapa Porto Real (sub 7/9/11/13) - Estádio Renato Monteiro.
12h às 14h – Almoço Della Mamma e música ao vivo com Renato Gabbiani (Ingressos antecipados e limitados).
16h – Festival de Prêmios (televisão, geladeira, fogão, entre outros).
20h – Entrega de placas comemorativas aos 144 anos da chegada dos imigrantes italianos a Porto Real.
21h30 – Apresentação do grupo de dança “Belle Ballerine”.
22h – Show com Renato Gabbiani.

Na sexta, sábado e domingo: apresentação do grupo Mamma Bracciolla e os Pepinos, de São Paulo, (grupo de palhaços temáticos), interagindo com o público.


Foto: Dorinha Lopes



Área de anexos

Comentários