Prefeitura de Angra atualiza base de logradouros com decreto que integra sistema geográfico e Correios
A Prefeitura de Angra dos Reis deu mais um passo importante rumo à modernização da gestão urbana com a publicação do Decreto nº 14.213, de 8 de julho, que estabelece a utilização obrigatória da base oficial de logradouros do município. Divulgada no site da Prefeitura e no Boletim Oficial nº 2.160 (https://shre.ink/xetM), a medida padroniza os nomes e localizações de ruas, avenidas, travessas e demais vias públicas, integrando essas informações com a base dos Correios e das concessionárias de serviços.
Com o novo decreto, todos os órgãos municipais, concessionárias e prestadores de serviços terão 60 dias para adaptar seus sistemas à base geográfica oficial. A padronização evitará divergências de endereços entre instituições e facilitará o atendimento à população, promovendo a unificação das informações utilizadas pelos Correios e demais prestadores de serviços.
A ação foi coordenada pela Secretaria de Planejamento e Gestão, por meio da Superintendência de Geoprocessamento, em parceria com a Secretaria de Obras e Habitação e Secretaria Executiva de Habitação.
— Essa iniciativa representa um marco na organização da cidade. Uma cidade bem-organizada certamente aumenta o bem-estar da população. Esse decreto reforça o compromisso da gestão com a qualidade de vida e a eficiência na prestação de serviços. — afirmou o prefeito Cláudio Ferreti.
A medida é fruto de um processo contínuo iniciado em gestões anteriores, que incluiu a instalação de placas de identificação de ruas, a revisão dos processos de nomeação de logradouros, em parceria com a Câmara Municipal, e a estruturação do setor de geoprocessamento da Prefeitura.
— Essa base vai trazer ordenamento. Permite que todos os logradouros tenham CEP, o que garante mais eficiência na entrega de correspondências, nos serviços públicos e nos atendimentos em geral — destacou o secretário de Planejamento e Gestão, André Pimenta.
A base oficial de geoprocessamento dos logradouros está disponível no Sistema de Informações Geográficas de Angra dos Reis (SIGA) e pode ser acessada em diversos formatos pelos sites www.siga.angra.rj.gov.br e www.angra.rj.gov.br. A integração contínua com a base dos Correios permitirá a atualização anual das informações, garantindo que toda a cidade esteja devidamente mapeada e com CEP atribuído.
Comentários