Prefeitura de Angra reforça a importância da coleta seletiva e amplia opções para descarte correto
A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria Executiva de Serviço Público, segue fortalecendo as ações voltadas à sustentabilidade e à gestão correta dos resíduos sólidos. Hoje, o município oferece diversas opções para quem quer participar da coleta seletiva e ajudar a preservar o meio ambiente — seja por meio da coleta porta a porta, dos Ecopontos ou dos Postos de Entrega Voluntária (PEVs).
A coleta seletiva porta a porta ocorre de segunda a sábado, entre 7h e 15h, quando um caminhão adesivado da Angra Meio Ambiente (AMA), empresa responsável pela limpeza urbana, percorre as principais ruas dos bairros (veja cronograma abaixo), recolhendo materiais recicláveis, e garantindo um destino ambientalmente adequado para papéis, plásticos, vidros, metais, além de pilhas e baterias.
O serviço é um importante aliado na preservação ambiental e na limpeza urbana. Para que o processo funcione corretamente, a população deve separar o lixo reciclável do comum, garantindo que o material esteja limpo, seco e acondicionado em sacos brancos ou transparentes. Caso o morador não possua sacos dessas cores, deve identificar o material com um papel escrito “reciclável”, facilitando o trabalho das equipes de limpeza.
ECOPONTOS
Além da coleta porta a porta, Angra dos Reis conta com 13 Ecopontos espalhados pelo município, que funcionam como locais permanentes de entrega voluntária de resíduos recicláveis, como plástico, vidros e papéis, de segunda a quinta-feira, das 7h às 17h e na sexta-feira, das 7h às 16h.
Além do lixo reciclável, os ecopontos ainda recebem resíduos da construção civil, com um limite diário de descarte de 1m³ por pessoa, o que equivale a cerca de 25% do volume de uma caçamba, óleo de cozinha e pneus - que devem ser entregues exclusivamente no Ecoponto Belém.
No continente, há unidades na Japuíba, Belém, Monsuaba, Jacuecanga, Frade, Morro do Moreno e duas no Parque Mambucaba. Já na Ilha Grande, os pontos estão distribuídos em dois endereços na Vila do Abraão, além de Provetá, Matariz e Praia Vermelha. Os endereços estão abaixo.
POSTOS DE ENTREGA VOLUNTÁRIA (PEVS)
Outro reforço importante é o sistema de Postos de Entrega Voluntária (PEVs), fixo. Os PEVs fixos funcionam na Praça da Bíblia, no Balneário, de segunda a sexta-feira, das 7h até às 14h e na Praça Chefe Cotta, no São Bento, toda segunda-feira, das 8h às 12h.
De acordo com a Secretaria Executiva de Serviço Público, o engajamento da população é essencial para que a coleta seletiva tenha bons resultados.
- Mais do que um serviço de limpeza, a coleta seletiva é uma ação de conscientização. É a prova de que pequenas atitudes diárias, como separar o lixo em casa, têm um grande impacto no presente e no futuro da nossa cidade. Estamos trabalhando para facilitar o acesso da população à coleta seletiva e a participação do cidadão é o que torna esse sistema realmente eficiente – destacou a Coordenadora de Limpeza Urbana, Gabriela Cortezzi.
Mais informações sobre a coleta seletiva podem ser obtidas diretamente no Centro de Controle de Limpeza Urbana (CCO), por meio de mensagens no WhatsApp (24) 99917-7003 e ligações gratuitas para 0800-123 45 88. O CCO funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
CRONOGRAMA SEMANAL COLETA SELETIVA PORTA A PORTA:
Segunda-feira – Tanguá, Vila Velha, Praia Grande, Bonfim, Colégio Naval,
Centro, Praia do Anil, Balneário, Parque das Palmeiras, Praia do Jardim, Sapinhatuba II (Monte Castelo).
Terça-feira – Japuíba, Aeroporto, Campo Belo, Monsuaba.
Quarta-feira – Marinas, Areal, Nova Angra, Banqueta, Parque Belém.
Quinta-feira – Pontal, Caieira, Gamboa do Belém, Praia da Ribeira.
Sexta-feira – Camorim Pequeno, Camorim Grande, Praia do Machado,
Lambicada, Verolme, Morro do Moreno, BNH, Village.
Sábado – Itanema, Parque Mambucaba, Parque Perequê, Vila Histórica de
Mambucaba, Morro da Boa Vista.
OBS: Moradores das localidades que já fazem parte das rotas de coleta porta a porta e que desejarem o recolhimento dos resíduos em suas ruas devem entrar em contato com o CCO para solicitar a passagem do caminhão.
ECOPONTOS CONTINENTE:
Japuíba - Rua Prefeito João Galindo (atrás do HMJ)
Parque Belém - Rua Vivaldo Vaz (ao lado da Abad)
Monsuaba - Travessa Professor Francisco Cezário Alvim
Frade - Rua Boa Esperança (ao lado do posto de saúde)
Jacuecanga – Avenida dos Trabalhadores (em frente à Estácio)
Parque Mambucaba – Rua Matogrosso, s/n
Parque Mambucaba – Rua da Alegria, s/n
Morro do Moreno – Rua Geovane, s/n
ECOPONTOS ILHA GRANDE:
Vila do Abraão – Rua do Chalé (ao lado da delegacia)
Vila do Abraão – Rua Getúlio Vargas, no final da rua, Praia do Canto.
Praia do Provetá – Rua Pedro Soares, próximo à praia
Praia do Matariz
Praia Vermelha


Comentários