23 setembro, 2016
Comentários

Prefeitura de Volta Redonda retoma o Arena da Viola

Projeto da Secretaria Municipal de Cultura terá apresentações no Memorial Getúlio Vargas até dezembro

A tradição das canções de violas na Região Sul Fluminense ganha mais força a partir desta semana, quando a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) de Volta Redonda retoma o projeto Arena da Viola, que traz apresentações de violeiros do município e da Região realizadas mensalmente. Neste ano, o espaço escolhido para reunir o público fã de viola foi o Memorial Getúlio Vargas, na Vila Santa Cecília, com oito duplas se apresentando a cada domingo, das 9h às 13h.
“O Arena da Viola já é um patrimônio dos voltarredondenses. É um marco da cidade, já fizemos dezenas e mais dezenas de apresentações nos bairros e também na Vila Santa Cecília, há cerca de 7 anos”, disse Donizete Amorim, um dos coordenadores do evento.
As primeiras apresentações serão realizadas no dia 25 (domingo), com shows dos músicos: Amerson & Dasio; Ademir & Chico Leite; Martinei & Chico Silva; Geneci & Marcos Moran; Gilles; Trio Barra Mansa; Irmãos Vieira; e João Luiz & Roselito. O repertório, além de modas inéditas, contará com clássicos da música de raiz de grandes nomes como Tião Carreiro e Pardinho, Tonico e Tinoco, Pena Branca e Xavantinho, Belmonte e Amaraí, Trio Parada Dura, Milionário e José Rico, entre outros.
Segundo Amorim, a escolha dos artistas é sempre feita de acordo com a disponibilidade de cada um e uma escala justa atendendo a todos em igualdade. “A expectativa é a melhor possível, é um momento único e exclusivo, um espaço de mostrar à cidade que temos talentos. E esperamos um bom público também”.
TRADIÇÃO – A secretária municipal de Cultura, Rosane Mendonça, destaca a importância do evento como forma de resgate da cultura sertaneja da região. “Esse projeto é um resgate da viola caipira que se faz presente dando vida à verdadeira música sertaneja. Nossa intencionalidade é levar esse projeto aos domingos nos bairros e a cada último domingo do mês, no Memorial Getúlio Vargas”, explica.
Compartilhando da mesma opinião, Donizete Amorim comentou que a região tem muitos mineiros erradicados e que gostam dessa cultura. Além disso, valoriza o comércio da feira livre, uma combinação positiva unindo o útil ao agradável.
“Sempre temos novidades, o Arena da Viola atrai duplas da própria região e de outros estados. De São Paulo, já recebemos duplas de Cruzeiro, Lorena, Lavrinhas, Pinda e até da capital. Aqui do estado do Rio, já tivemos músicos de Paracambi, Seropédica e de Niterói. De Minas Gerais, já vieram da cidade de Lima Duarte, Arantina, Bom Jardim entre outras”, acrescenta.

Confira a programação completa:

25 de setembro
Amerson & Dasio
Ademir & Chico Leite
Martinei & Chico Silva
Geneci & Marcos Moran
Gilles
Trio Barra Mansa
Irmãos Vieira
João Luiz & Roselito

30 de outubro
Alto Monte e Paranaense
Ademir e Chico Leite
Martinei e Chico Silva
Amorim e Amaral
Irmãos Vieira
Geneci e Marcos Moran
Paulo César e Marciano
João Luiz e Rozelito

27 de novembro
Trio Barra Mansa
Irmãos Vieira
Amorim e Amaral
Gilles
Alto monte e Paranaense
Paulo César e Marciano
Amerson e Dásio
João Luiz e Rozelito

18 de dezembro
Gilles
Martinei e Chico Silva
Amerson e Dásio
Amorim e Amaral
Ademir e Chico Leite
Paulo César e Marciano
Geneci e Marcos Moran
Trio Barra Mansa
Missa Sertaneja Especial de Natal com Padre Juarez
Grupo mensageiros do Sertão

Comentários