
Prefeitura de VR implanta uso de inteligência artificial no apoio de diagnósticos da saúde
O município de Volta Redonda conta com ferramenta inovadora que utiliza inteligência artificial (IA) no apoio de diagnósticos de saúde. O início da implantação do serviço foi celebrado durante reunião nesta segunda-feira (15) no gabinete do prefeito Antonio Francisco Neto, com a presença dos secretários municipais de Saúde, Márcia Cury, e de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré, além de representantes da Startup HarpiaAI, que desenvolve soluções de IA para auxiliar médicos a tomarem decisões de maneira mais assertiva.
A nova ferramenta vai atender, nesse primeiro momento, a três unidades da rede municipal de saúde – os hospitais São João Batista (HSJB) e Dr. Nelson dos Santos Gonçalves (HNSG) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santo Agostinho, especificamente para os exames de Raio-X. E a equipe da startup já trabalha na atualização de sistemas do Centro de Imagens Gecy Vieira Gonçalves para ampliar a atuação para as mamografias.
A secretária de Saúde, Márcia Cury, reforçou que o uso da IA trará mais segurança e mais qualidade nos laudos, uma segunda opinião, já que os exames continuarão sendo avaliados e assinados pelos médicos da rede pública de saúde.
“A IA vai auxiliar na identificação de possíveis lesões difíceis de serem vistas pelo profissional, reduzindo o tempo de diagnóstico da doença, aumentando a chance de tratamento e cura, e promovendo uma economia de recursos financeiros, por exemplo, evitando o pedido de tomografias computadorizadas em alguns casos”, falou Márcia, agradecendo ao Sodré, que apresentou o trabalho da startup, e ao prefeito Neto, pelo apoio à inovação em prol da saúde da população.
O fundador e diretor-executivo da Startup HarpiaAI, Daniel Aparecido Vital, reafirmou que o objetivo é dar segurança, precisão e agilidade no diagnóstico de exames de imagem. “Depois que o paciente faz o exame, em cinco minutos a IA já tem o diagnóstico. A Inteligência Artificial não substitui o médico, mas dá apoio na hora das conclusões do profissional, aumentando a chance de recuperação do paciente.”
O secretário Sérgio Sodré afirmou que a ferramenta é o que há de mais moderno para fazer laudos em exames de imagem e destacou o pioneirismo de Volta Redonda com a contratação do serviço. “Volta Redonda sai mais uma vez na frente quando o assunto é inovação aplicada no serviço público. O município é o primeiro no estado do Rio de Janeiro a adotar a IA para diagnósticos na saúde. A cidade do Rio conta com o serviço em três unidades, mas contratado por Organização Sociais da Saúde (OSS)”, explicou Sodré.
O prefeito Neto ressaltou que a contratação do serviço é mais uma iniciativa para fazer da Saúde de Volta Redonda referência nacional. “Essa nova ferramenta vai nos ajudar a antecipar os laudos de doenças, agilizando o início do tratamento. O objetivo é sempre salvar vidas”, disse Neto, lembrando que a IA, quando for utilizada nas mamografias, vai ajudar ainda mais a Linha de Atenção Oncológica (LAO) do município, coordenada pela médica-oncologista Luciana Netto, que já atua com sucesso na diminuição do tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento do câncer.
Comentários