18 agosto, 2017
Comentários

Projeto Destinos Turísticos Inteligentes quer potencializar atrativos da região

Cerca de 40 empresários do trade turístico, que atuam nas regiões de Resende e Itatiaia, como Serrinha, Capelinha, Visconde de Mauá e Penedo, conheceram nesta quinta-feira, dia 17, as principais vantagens e possibilidades do projeto Destinos Turísticos Inteligentes, desenvolvido pelo Sebrae, e que prevê o uso da tecnologia como ferramenta de potencialização do setor turístico na região.

Durante a explanação do projeto, realizada na Câmara dos Dirigentes Lojistas de Resende, também foram apresentados aos empresários dois aplicativos desenvolvidos pelo Sebrae que abordam o potencial turístico da região: o Tour da Experiência, focado na história dos atrativos, e o Tour Embaixadores do Parque, que destaca o potencial turístico do Parque Nacional do Itatiaia.

Ao apresentar o projeto, que promete inovar as relações entre o visitante e o destino turístico escolhido, o consultor do Sebrae Flávio Gueiros lembrou que o turista atual está cada vez mais conectado e utilizando a tecnologia para buscar informações e interatividade na hora de escolher seu destino.

- Hoje ninguém sai de casa sem saber como é o lugar para onde está se dirigindo, o que ele oferece, quais os atrativos naturais podem ser explorados e como são as acomodações do hotel ou pousada onde pretende se hospedar. Mas o visitante não quer mais obter essas informações por textos ou fotos, ele quer interagir, vivenciar esta experiência de forma antecipada, ouvir testemunhais, e isso só pode ser feito através da tecnologia. E é exatamente isso que o projeto Destinos Turísticos Inteligentes possibilita – explicou.

Para alcançar este nível de interatividade, segundo Gueiros, o projeto desenvolve plataformas com todas as informações sobre os destinos turísticos, além de aplicativos, QR Codes, entre muitas outras ferramentas tecnológicas que vão permitir que o visitante possa ter uma “experiência de bem estar e acolhimento”, antes mesmo de visitar o atrativo.

De acordo com o consultor, a primeira etapa para a implementação do Destinos Turísticos Inteligentes na região foi o desenvolvimento dos dois aplicativos apresentados hoje aos empresários. Já a partir de agora serão realizadas as oficinas de trabalho nas quais serão levantadas as necessidades locais visando à implantação efetiva do projeto. A primeira oficina, que dará início ao Plano de Trabalho Cooperado, está marcada para o dia 19 de setembro.

Comentários