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13 novembro, 2017
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Quando Menos é Mais

Imagine uma empresa que foi criada há alguns anos atrás, estava conseguindo se manter no mercado até que de forma satisfatória. O empresário não sabia ao certo o tamanho do crescimento mas a empresa estava crescendo. Era evidente. A cada ano faturava mais do que no ano anterior.
Mas aí veio a crise. E com muito suor, a empresa manteve-se no mercado. Contraiu algumas dívidas, mas sobreviveu. Agora, parece que chegou o momento de crescer novamente, mas, a pergunta que martela a cabeça do empresário: Vou cometer os mesmos erros do passado? E se vier outra crise?
A grande maioria dos pequenos e médios empresários criam sua empresa baseados em algo que fazem de bom. Vender tapetes importados pode ser nosso exemplo. O empresário sabe tudo sobre tapetes. Tem um grande fornecedor na Turquia por exemplo. Abriu uma loja e começou a fazer os contatos com grandes escritórios de arquitetura para as parcerias e o negócio começou a prosperar.
O início foi fácil. Pouco investimento, poucas vendas, negócio crescendo.... e com o passar dos anos a loja cresceu e é neste momento que a grande decisão deve ser tomada pelo empresário. Até então, o próprio empresário fazia toda a parte financeira e administrativa da empresa. O negócio não era tão grande assim e, mesmo sem ser especialista em finanças, dava pra levar.
Acontece que, com o crescimento da empresa, as áreas administrativa e financeira tomam cada vez mais tempo do empresário e acaba sobrando menos tempo para as áreas de suma importância na empresa, como vendas e marketing.
Chegou a hora de o empresário tomar a decisão de fazer aquilo que ele faz de melhor e delegar as demais áreas para que especialistas o auxiliem na sua empresa. Chegou a hora de ter especialistas em todas as áreas. Traçando metas e planejamento, liberando tempo para que o empresário possa vender e pensar nas estratégias do seu negócio.
Chegou a hora de o empresário perceber que ter menos funções na sua empresa é mais importante para o crescimento empresarial.

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