Quatis alerta sobre contaminação de fórmulas infantis da Nestlé
A Divisão de Vigilância Sanitária e Ambiental, da Prefeitura de Quatis, iniciou uma ação preventiva de proteção à saúde da população, em especial lactantes e crianças da primeira infância. A medida surge após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicar a Resolução nº 32/2026, que proíbe a comercialização de fórmulas infantis e alimentos fabricados pela empresa Nestlé Brasil. Segundo o órgão, foi identificado risco sanitário por bactéria em produtos da fabricante. Alguns dos lotes, que já tiveram o recolhimento, incluíam fórmulas infantis das marcas Nanlac Supreme Pro, Nan Supreme Pro, Nestogeno, Nanlac Comfor, Nan Pro Sensitive e Alfamino.
De acordo com o documento, a suspeita é de que os produtos das marcas tenham sido contaminados por cereulide, uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus. O consumo de produtos que contenham a presença dessa bactéria pode causar vômitos persistentes, diarreia e letargia incomum, especialmente em lactentes e crianças de até 3 anos. Um ofício da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) orienta os municípios do estado à adotarem medidas de prevenção e conscientização. Em Quatis, as equipes da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já deram início aos serviços de fiscalização sanitária e orientam pais e responsáveis a seguirem com medidas cautelosas, como:
Não utilizar produtores e lotes listados na Resolução da Anvisa;
Verificar atentamente o número do lote impresso nas embalagens;
Procurar os canais oficiais da empresa fabricante para informações sobre recolhimentos;
Em caso de dúvidas ou identificação dos produtos no comércio local, entrar em contato com a Vigilância Sanitária de Quatis, através do WhatsApp (24) 99882-2266.
A lista completa dos produtos e respectivos lotes atingidos pelo alerta sanitário pode ser acessada pelo link: https://portal.quatis.rj.gov.br/arquivos/1820/INFORMATIVOS__2026_0000001.pdf


Comentários