22 março, 2019
Comentários

Quatis: Alunos de escola interditada pela prefeitura passarão a estudar no CIEP

        O prefeito Bruno de Souza (MDB) confirmou, no começo da tarde desta sexta-feira, dia 22, que os alunos da Escola Municipal Henry Nestlé (São Benedito) vão mesmo ser transferidos para o CIEP Municipalizado Marciana Machado De Elias (bairro Nossa Senhora do Rosário). A Escola Henry Nestlé foi interditada nesta semana pela Defesa Civil da Prefeitura de Quatis devido ao desabamento do muro ocorrido em razão da forte chuva, durante a madrugada de quarta-feira, 20. Já a partir da próxima semana, os alunos da escola interditada estarão estudante no CIEP.

        Bruno de Souza ressaltou que a interdição proveniente da queda do muro na unidade acabou antecipando o remanejamento dos seus estudantes para outra escola do Município. Segundo ele, os alunos já seriam remanejados neste semestre, uma vez que a prefeitura vai iniciar em breve as obras de reforma, ampliação e modernização da Escola Henry Nestlé. As obras nesta unidade tinham sido anunciadas pela administração municipal no ano passado. A unidade fica na mesma região onde se localiza o CIEP do bairro Nossa Senhora do Rosário.

        - Por questão de segurança, a Defesa Civil do Município entendeu como prudente interditar a Escola Henry Nestlé por causa da queda do muro, cujo desabamento afetou também a estrutura de duas residências situadas nas proximidades, e que também foram interditadas durante a avaliação feita pelos técnicos da prefeitura. Agora, os estudantes vão para o CIEP e quando retornarem à Escola Henry Nestlé encontrarão uma unidade de ensina totalmente reformada e ampliada – disse o prefeito, acrescentando que as famílias moradoras das duas casas interditadas estão sendo abrigadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos em outro imóvel da área urbana.

        As obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Henry Nestlé estarão concluídas em no máximo um ano após o começo dos serviços. Inicialmente, a prefeitura havia decidido abrir um processo administrativo emergencial para reconstruir o muro que desabou com a chuva de quarta-feira. Porém, na manhã desta sexta-feira, o prefeito resolveu inserir a construção deste muro no projeto geral de ampliação e modernização da escola. No total, a reforma e a ampliação das instalações da Escola Henry Nestlé vão representar investimentos aproximados de R$ 1,8 milhão.

- Os serviços serão realizados com recursos próprios do Município, o que demonstra representa mais um indicativo incontestável de eficiência da nossa administração na gestão financeira da prefeitura. Apesar da baixa arrecadação, e da crise econômica nacional, estamos pagando as nossas contas em dia, incluindo os salários dos servidores; pagando dívidas herdadas da administração anterior ao nosso governo; e ainda realizando novos investimentos a favor da população de Quatis – complementou o prefeito.

        A Escola Municipal Henry Nestlé (São Benedito) tem 198 estudantes, divididas nas seguintes fases do ensino fundamental: 41 alunos (primeiro ano), 22 (segundo ano), 57 (terceiro), 50 (quarto) e 28 (quinto). As outras escolas municipais situadas na área urbana de Quatis são Maria Helena Rafael De Elias, Julieta Sampaio, Pessoa de Barros (as três, no Centro da cidade); Victória dos Prazeres (Jardim Pollastri) e Edméa Dulce de Barros Franco (Jardim Independência), além do CIEP Marciana Machado De Elias (Nossa Senhora do Rosário).

Na zona rural se localizam as escolas municipais Carlos Campos de Faria (Falcão), Anésia Alves de Oliveira (São Joaquim), Benta Pereira (Joaquim Leite) e Irmã Elizabete Alves (comunidade quilombola de Santana). A rede municipal de ensino conta ainda com duas creches, uma delas localizadas no bairro Jardim Pollastri e a outra no Loteamento Santa Bárbara.

Comentários