Rio Claro celebra Independência do Brasil com desfile cívico em Passa Três
Rio Claro vai celebrar os 203 anos da Independência do Brasil com um desfile cívico nesta sexta-feira, dia 5, no distrito de Passa Três. O evento, que abre oficialmente a tradicional Festa da União, começa às 9 horas e contará com a participação de nove escolas e um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Este ano, o desfile traz como tema “O Turismo como Meio de Preservar as Raízes da Nossa História”, propondo uma reflexão sobre como o patrimônio cultural, as tradições e os marcos históricos podem ser valorizados por meio de um turismo consciente e educativo.
A comemoração é organizada em parceria pelas secretarias de Educação e de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo, Eventos, Esportes e Lazer. Participam cinco escolas da rede municipal, três estaduais, uma particular e o CRAS, que levarão para a avenida representações de personagens históricos, patrimônios naturais e arquitetônicos, festas populares e expressões culturais que reforçam a identidade de Rio Claro. O desfile terá ainda apresentações de fanfarras e bandas marciais.
Segundo o prefeito Babton Biondi, o momento vai além da celebração da Independência. “O desfile cívico é uma oportunidade de reforçarmos nossa história, valorizar a cultura local e fortalecer o sentimento de pertencimento das nossas crianças e jovens. É um ato de respeito à pátria e de união da comunidade em torno dos valores que nos identificam como rio-clarenses e brasileiros”, afirmou.
A secretária de Educação, Thaís Isabelle de Carvalho, lembrou que o longo do ano, Rio Claro realiza três momentos de desfiles cívicos: no aniversário da cidade, em 19 de maio; durante a Festa da Paz, em Lídice, no mês de junho; e na Festa da União, em Passa Três, que coincide com o 7 de Setembro e reúne ainda escolas da Fazenda da Grama, Getulândia e outras localidades. “É até mesmo visando a questão de logística de Rio Claro. Temos um município muito grande, com áreas rurais e escolas distantes e essa participação é dividida. Todas as escolas da rede participam dos desfiles em algum momento”, disse.
Festa da União
Além do desfile, a Festa da União segue de sexta a domingo com programação musical diversificada. A abertura, na sexta-feira, dia 5, terá show do grupo Violada Bruta, às 22 horas. No sábado, dia 6, será a vez da banda Made In Modão, também às 22 horas. Já no domingo, dia 7, o encerramento contará com a apresentação do cantor Renato Teixeira, às 21 horas, seguida de Max Oliveira. Durante os três dias, o DJ Nado Portugal também animará o público.
O evento contará ainda com parque de diversões e praça de alimentação.
Comentários