24 fevereiro, 2017
Comentários

Saae VR organiza estratégia para possibilidade de chuva

A previsão da meteorologia prevê até 80% de possibilidade nos próximos dias

Com a chuva o consumo de água naturalmente diminui em função, principalmente, da redução do calor. De acordo com especialistas, essa queda pode atingir até 30%, comparando-se a um dia de altas temperaturas. Para o Diretor do SAAE-VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), engenheiro Leonardo Vidal, a chuva reduz os problemas que geralmente ocorrem no verão. “O que ocorre é que as pessoas consomem menos água em função do clima mais ameno. Além disso, atividades como lavagem de carro e de calçadas (vassouras hidráulicas) também diminuem. A chuva de certa maneira é uma grande aliada nessa época do ano”.

Não chove na cidade, há pelo menos 20 dias. Mas, a chuva pode trazer também uma preocupação a mais para o SAAE-VR, como explica o diretor. “A captação na estação de tratamento em Belmonte, a única do município que tem sua captação no Rio Paraíba do Sul, recebe também a contribuição do córrego Bugio - que deságua próximo a ETA-Belmonte. Como o córrego está com baixo volume de água, se chover, a quantidade de dejetos será levado naturalmente até próximo à captação. Isso, mesmo com todo tratamento que se utiliza nesses casos, poderá haver a necessidade de paralisação momentânea dos trabalhos, o que obviamente poderá atrapalhar a distribuição de água em Volta Redonda.

São possibilidades que fazem parte de estudos do Centro de Operações do SAAE/VR. Qualquer dúvida a população pode ligar para os números: 115 e 3344.2900

Comentários