Image
31 julho, 2023
Comentários

Saúde de Barra do Piraí promove capacitação sobre a profilaxia da raiva humana e a febre maculosa

Nesta segunda-feira, 31, a Prefeitura de Barra do Piraí, através da Secretaria de Saúde, realizou uma ação para capacitar funcionários da Saúde a respeito dos aspectos clínicos e epidemiológicos da profilaxia da raiva humana e febre maculosa. A palestra ocorreu no polo barrense da Unifaa (Centro Universitário de Valença) e foi lecionado por membros da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.
 
A doença conhecida como raiva acomete mamíferos e pode ser transmitida aos humanos por mordidas e, eventualmente, lambidas e arranhões de animais infectados. Por isso, a realização da campanha anual é tão importante, já que a vigilância é um modo de manter o controle do número de casos. Já a febre maculosa é uma doença adquirida após a picada de um carrapato infectado que apresenta como os sintomas mais frequentes febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, mal-estar, diarreia e, após alguns dias, manchas avermelhadas pelo corpo. Na evolução da doença, podem ocorrer hemorragias e vômitos.
 
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Barra do Piraí, Irineia Rosa, explica que “as campanhas direcionadas à febre maculosa e à raiva servem como forma de prevenção. Todos os municípios lutam constantemente contra esses vírus e, apesar do controle, é sempre bom aprender mais sobre outras características delas”, ressalta a diretora.
 
Durante o evento, o Médico da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro e palestrante, Pedro Coscarelli, apontou para os presentes informações sobre as doenças e a importância da atuação. “O Brasil é um dos países que apresenta insumos (investimentos) consideráveis para programas relacionados à raiva. Devido a isso o nosso país consegue ter menos problemas ao ser comparado com outras nações. Contudo, ainda é imprescindível falar sobre ela e a febre maculosa, ambas com o foco especificamente na parte clínica. Barra do Piraí é uma área de produção pecuária e com a presença de animais silvestres, por isso é fundamental estabelecer o tratamento e ações de precaução às doenças”, expõe Coscarelli.
 
O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, falou que práticas como essa desempenham um papel crucial e, além disso, salientou como elas instruem os profissionais a entender a melhor forma de prevenir e assegurar a saúde de todos, tanto de pets quanto de seres humanos. “Nossa equipe está sempre buscando meios de se aperfeiçoar. Capacitações são essenciais para a saúde pública do município. Por meio delas conseguimos preparar ainda mais os profissionais”, finaliza o chefe do Executivo.

Comentários