30 novembro, 2015
Comentários

Secretaria de Saúde de Resende alerta para aumento no número de jovens com HIV

O número de jovens portadores do vírus HIV vem aumentando em Resende. Segundo a coordenação do Serviço de Atenção Especializada DST/HIV/Hepatites Virais, da Secretaria de Saúde, “eles acham que ninguém mais morre de Aids hoje e que, se pegar o vírus, é só tomar o remédio que acabou e que está tudo bem”.
- O HIV ainda não tem cura e o tratamento não é tão simples como parece. Os novos medicamentos melhoraram muito as condições de vida dos portadores do vírus, mas a doença enfraquece a pessoa, pois o HIV destrói as defesas naturais do organismo, deixando-o mais suscetível a doenças como pneumonia e tuberculose – explica a coordenadora do SAE, Paula Carolina Peixoto.
Como 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, o serviço realizará uma campanha educativa e preventiva, nesta terça-feira, das 10h às 16h, no Calçadão de Campos Elíseos. Haverá distribuição de preservativos e folders informativos.
A aids é transmitida por meio de relações sexuais sem preservativos, pelo compartilhamento de seringas contaminadas e de mãe para filho durante a gestação e amamentação. Há muitos soropositivos que não apresentam sintomas da doença, mas podem contaminar outras pessoas.
Por isso, a coordenadora do SAE destaca que o diagnóstico precoce da doença é fundamental, até para aumentar a eficácia do tratamento. Em Resende, o serviço realiza testes rápidos que detectam os anticorpos contra o HIV em até 30 minutos com a coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo.
Para fazer o teste, não é necessário ter encaminhamento ou solicitação médica, basta comparecer ao Serviço de Atenção Especializada, que fica no Posto Resende, no Centro Histórico, antigo Posto do Estado, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
      O SAE atende crianças e adultos com DST/HIV/Hepatites virais individualmente ou em grupos. A equipe é formada por assistente social, psicólogo, técnico de enfermagem, enfermeiro e médicos (pediatra, infectologista, clínico geral e hepatologista), oferecendo aconselhamento e solicitação de testes, ações educativas para a prevenção de DSTs, entre outras.

Comentários