Tarifa Zero em Barra Mansa garante transporte gratuito para estudantes nos dias do Enem
Pela primeira vez na história, Barra Mansa passou a ter isenção na tarifa de ônibus aos domingos. A medida adotada, através de decreto do prefeito Luiz Furlani (11.940/25), passou a vigorar no dia 25 de janeiro e vem impactando positivamente milhares de pessoas que podem usufruir gratuitamente do transporte coletivo municipal. Entre eles, os estudantes que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos próximos domingos, dias 09 e 16.
Além da economia com o transporte, o secretário de Ordem Pública, Daniel Abreu, enfatiza a importância do planejamento que os candidatos devem fazer para chegarem até os locais de prova. “É uma satisfação nossa população poder ir e vir com tranquilidade aos seus compromissos ou até mesmo para passeio, e, nos próximos domingos, serão contemplados também com ônibus gratuito os estudantes que farão as provas do Enem. Apesar do fato de que a nossa Guarda Municipal estará acompanhando o fluxo e orientando os condutores e pedestres, é fundamental que as pessoas não deixem para sair de última hora”, destacou o secretário.
Estudante da 3ª Série do Ensino Médio, Antônio Cardoso Dias, de 18 anos, destacou que, além do planejamento teórico, pensar na logística para se deslocar ao local de prova é realmente imprescindível.
- Ano passado eu fiz as provas como treineiro. Foi muito importante para que neste ano eu fique mais tranquilo e seguro quanto à dinâmica do exame, como também montar uma estratégia das questões a serem respondidas primeiro. Além disso, pude perceber que o número de candidatos é muito grande, com isso, altera significativamente o fluxo do trânsito no entorno do local de prova. Então, pretendo sair um pouco mais cedo de casa, pois se ocorrer algum imprevisto, não irei me atrasar para chegar - relatou o estudante, que mora do bairro São Luiz fará as provas na Nova UBM, no Centro.
Nos dois domingos de aplicação das provas, os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h (horário de Brasília). Depois desse horário, nenhuma entrada é permitida. As provas começam pontualmente às 13h30. Na primeira etapa, os candidatos responderão 90 questões objetivas das áreas de Linguagens e Ciências Humanas, além da redação. Eles terão 5 horas e 30 minutos para responder as questões (até às 19h). Já na segunda fase, o exame abrangerá Matemática e Ciências da Natureza, também com 90 questões. Serão 5 horas de duração (até às 18h30).


Comentários