Image
23 fevereiro, 2018
Comentários

Vigilância Sanitária fecha o cerco contra farmácias irregulares em BM

Durante esta semana, dois estabelecimentos foram interditados por falta de farmacêutico responsável no quadro de funcionários

Atendendo uma solicitação do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro, a Vigilância Sanitária de Barra Mansa realizou durante toda a semana uma força-tarefa com o objetivo de fiscalizar as farmácias da cidade. Um dos focos da iniciativa foi verificar a presença de um farmacêutico responsável nos estabelecimentos, conforme a determina a legislação.

Segundo o coordenador do setor, Evaldo Ribeiro Soares, muitas farmácias do município estão em pleno funcionamento, mas sem um farmacêutico responsável. “Algumas unidades já atuam há bastante tempo em Barra Mansa sem Responsável Técnico. Estamos trabalhando para evitar que isso continue acontecendo e que os usuários destes estabelecimentos sejam atendidos por profissionais capacitados”, revelou.

Evaldo ainda disse que só durante esta semana duas farmácias foram interditadas. “O Conselho Regional de Farmácia nos mandou uma lista com algumas unidades irregulares. Estamos visitando esses locais e quando comprovada a infração, interditamos o local. Estamos atendendo estas demandas para que a população consuma um medicamento confiável”, disse Soares, acrescentando que a intenção destas ações é resolver o problema, e não criar polêmica.

- Nossa intenção não é sair fechando farmácias. Queremos que estes estabelecimentos trabalhem dentro da legalidade. Nossa equipe elabora relatórios mensais com o intuito de atender as demandas do Conselho, uma situação que já se arrasta há algum tempo – completou o coordenador.

OUTRAS AÇÕES - Ainda de acordo com Evaldo, a Vigilância Sanitária de Barra Mansa realiza outras ações. “Além desta força-tarefa nas farmácias, continuamos com o trabalho de emissão de licenças sanitárias e com fiscalizações rotineiras em bares, restaurantes, indústrias de beneficiamento de alimento, mercados, quitandas, sacolões, entre outros”, concluiu.


Comentários