
Volta Redonda inicia comemorações pelos 70 anos da Biblioteca Municipal
A Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, completou 70 anos nesta segunda-feira (22) e a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) programou uma série de atividades para todo o dia, além de prosseguir com as comemorações até a próxima sexta-feira (26).
Uma das primeiras atrações foi a apresentação do Coral Municipal de Volta Redonda, no espaço embaixo da biblioteca. Também pela manhã, alunos da Escola Municipal Miguel Couto Filho, do Jardim Normândia, assistiram à contação de histórias no interior do equipamento cultural, e depois puderam aproveitar a Brinquedolândia, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas); a apresentação do coral; e a Biblioteca Sobre Rodas. A praça embaixo da biblioteca também contou com feira de artesanato e exibição de livros de autores volta-redondenses.
Uma das alunas da E.M. Miguel Couto que acompanhou as atividades foi Pérola Souza, de nove anos, estudante do terceiro ano do ensino fundamental. “Está muito legal, gostei muito de interpretar uma das personagens na contação de histórias. A biblioteca é um espaço muito legal, que eu não conhecia, e quero vir aqui mais vezes, vou pedir para minha família”, disse ela, que ainda é incentivada à leitura pelos irmãos mais velhos: Miguel, de 17, e Nicole, de 14 anos.
Mais atividades
Outras atividades estão programadas para esta segunda. O projeto Turismo em Volta, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), vai exibir às 16h30, no interior da biblioteca, o documentário sobre a produção do mural “A Praça Brasil”, com Leandro Vieira e Rafael Fernandes. No Espaço Infantil, às 14h, haverá Casa de Histórias com a oficina “Esconde-esconde” do projeto Cidade, Cultura e Coletivos, da UFF (Universidade Federal Fluminense).
As comemorações prosseguem à noite com o Sarau de Primavera, às 19h15, seguido da intervenção “O meu direito”, com Demétrio Santos e Rodrigo Hallvys, da AVL (Academia Volta-redondense de Letras). Às 19h30 e às 20h20, será realizado sarau com Regina Vilarinhos (AVL) e convidados. E às 20h10 e 20h50, apresentação com “Pequenas Leituras” versão literária, com o grupo cênico Estudarte.
O secretário municipal de Cultura, Anderson de Souza, lembra que, além do aniversário da Biblioteca Municipal, a semana está marcada por uma série de atividades culturais, como a 19ª Primavera dos Museus, no Memorial Zumbi. As ações integram a Semana Cultural, iniciativa da SMC para promover eventos na Vila Santa Cecília.
“Comemorar esse aniversário é muito emblemático. A biblioteca é uma senhora moderna de 70 anos de idade, mantê-la aberta por todas essas décadas foi um grande desafio, mas fomos além. Graças aos investimentos da prefeitura, digitalizamos um acervo de mais de 20 mil livros; temos a Biblioteca Sobre Rodas, que vai até a periferia e que visitou 15 bairros, até o momento, em 2025”, disse Anderson, acrescentando:
“Transformamos esse prédio em um grande centro cultural, em que abrigamos saraus de poesia, um espaço para os leitores e para os escritores de Volta Redonda, exibimos filmes. A biblioteca vai muito além do livro, pois temos várias artes integradas em um só espaço.”
Outras atrações
A programação pelo aniversário da Biblioteca Municipal continua na terça-feira (23), com o tema “Mulheres na Literatura e Volta Redonda”. O início será às 19h, com uma Roda de Conversa com Camila Cabral (AVL), Clara Costa e Leonor Vieira-Motta (AVL). Às 19h30, haverá uma edição especial do “Pequenas Leituras” com o grupo cênico Estudarte, seguida às 19h40 por uma nova Roda de Conversa com Lee Brasil (AVL), Amanda Gomes e Ana Malfacini (AVL). Às 20h10, será realizado um pocket show com Elis Vianna & Maicon Athaíde, e o dia termina com outra Roda de Conversa, às 20h40, com Débora Corsi (AVL), Laura Jane e Vânia Abreu.
Na quarta-feira (24), a programação terá destaque para escritores que lançaram livros na biblioteca. Às 19h, será promovida uma Roda de Conversa com Alessandra Campbell (SMC), Doracinea Feijolo e Raquel Leal. Às 19h45, o grupo cênico Estudarte apresenta um episódio especial do “Pequenas Leituras”. Às 20h, haverá outra Roda de Conversa, agora com Mariana Callegario (SMC), Elyane Lacerdda e Elizabeth Carolina. O dia encerra com um Pocket Show às 20h40, apresentado por Sarah Ferreira.
Na quinta-feira (25), as atividades serão voltadas para todas as idades. No Espaço Infantil, a Casa de Histórias terá duas sessões: às 10h, a oficina Estação Imaginária, do projeto Cidade, Cultura e Coletivos, da UFF (Universidade Federal Fluminense); e às 14h, a oficina Esconde-esconde, também do mesmo projeto. À noite, o tema será “O Mundo Digital na Literatura Contemporânea”, começando às 19h15 com a esquete “A Chaminé”, pela Cia. de Teatro Arte em Cena. Às 19h30, haverá a palestra “Caminhos para a Biblioteca em Tempos de IA”, com Aline Reis (AVL). Às 20h10, o Grupo 5/4 fará uma apresentação de dança contemporânea, seguida às 20h20 da palestra “A Poesia na Era Digital: a Palavra em Novos Suportes”, com Emiliana Magalhães (AVL).
Na sexta-feira (26), a programação do último dia terá como tema “Literatura Afro em Volta Redonda”. Às 19h15, haverá apresentação de dança afro com Henna Melo. Na sequência, às 19h20, acontece uma Roda de Conversa com Renata Ferreira (SMC), Daniel Gomes (bibliotecário do Clube Palmares) e Eduardo Nascimento (jornalista especialista em legislação e políticas culturais). Às 20h, será realizado um Pocket Show com Carla Soull, e às 20h20, a programação finaliza com uma Roda de Conversa envolvendo Jéssica Regina (AVL), Mônica Melanie, Sara Jane (AVL), Michele Felix e JKely.
Comentários