Volta Redonda: Saae finaliza obra de rede de abastecimento no Voldac
O Saae-VR (Serviço Autônomo de Águe a Esgoto de Volta Redonda) finalizou o desvio de um trecho da rede de abastecimento no bairro Voldac, o que viabilizou o prosseguimento da construção da nova rede de drenagem da localidade, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras (SMO), que tem por objetivo acabar com o acúmulo de água em um trecho da Avenida Nossa Senhora do Amparo.
Segundo a autarquia, a rede de águas pluviais estava posicionada abaixo da rede de abastecimento do Saae-VR e, sem a intervenção da equipe de manutenção, não seria possível para a empreiteira executar o trabalho com segurança, especialmente devido à profundidade aproximada de cinco metros, que representava risco de acidentes.
Segundo o gerente de manutenção do Saae-VR, José Marques Rigon, “A intervenção teve como objetivo agilizar a construção da rede de escoamento pluvial da SMO e evitar possíveis rompimentos da rede de água do Saae-VR, dada a proximidade entre as redes, sendo a de água localizada a um metro e meio abaixo do asfalto e a pluvial a cerca de cinco metros de profundidade”.
Durante a execução, a equipe identificou um vazamento na rede que abastece os bairros Voldac e Santo Agostinho. Para prevenir novos rompimentos – e considerando que a obra estava próxima à rede do Saae-VR – foi realizada uma análise técnica que resultou na desativação do trecho afetado e na criação de um desvio, a fim de evitar transtornos futuros em caso de eventual manutenção.
O novo desvio da rede, com aproximadamente 42 metros de extensão, substituiu a tubulação antiga que ficava próxima à calçada, reinstalando-a na via (rua). Para essa intervenção, foi utilizada tubulação de ferro dúctil DN 150 mm. Adicionalmente, foi instalada uma válvula de registro de 150 mm, com a finalidade de proporcionar maior agilidade e eficiência em futuras manutenções, caso necessário.
O diretor-executivo do Saae-VR, Paulo Cezar de Souza (PC), reforça o compromisso da autarquia com o desenvolvimento da cidade. "Todas as ações são realizadas a partir de análises técnicas minuciosas, com o único objetivo de promover o bem-estar de toda a população. Esse trabalho só reforça o compromisso que nós temos, de atuar com segurança, empenho e dedicação nos serviços prestados", finalizou PC.
Rede de drenagem
O projeto da Secretaria de Obras consiste em criar uma rede com 400 metros de manilhas de concreto, com 1,5 metro de diâmetro, que parte do cruzamento da Avenida Nossa Senhora do Amparo com a Rua Marina Godoy Barreira Cravo – conectando-se com a rede já existente –, passa pelo terreno da antiga garagem da Viação Sul Fluminense e Avenida Beira-Rio, desaguando no rio Paraíba do Sul, ao lado da ponte Mário L. Haseck. O investimento, de cerca de R$ 2 milhões, visa eliminar os casos de alagamento na interseção das vias na ocorrência de chuvas mais fortes.


Comentários