Image
13 maio, 2025
Comentários

Volta Redonda terá city tour dedicado à arte urbana

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) e de Cultura (SMC), promove neste mês o lançamento do primeiro city tour dedicado à arte urbana do Sul Fluminense. A iniciativa promete transformar as ruas da cidade em um roteiro turístico para admiradores do graffiti e da cultura urbana.

O passeio será realizado a bordo da van do programa “Turistando em VR”, que conduzirá os participantes por um circuito de murais e intervenções artísticas espalhadas por Volta Redonda. O tour será guiado por uma profissional credenciada pelo Ministério do Turismo.

As saídas estão programadas para o sábado (17), com embarques às 9h e às 14h30, a partir da Praça Brasil, nas proximidades do antigo Clube Umuarama, na Vila Santa Cecília. As inscrições podem ser realizadas online, por meio do link https://www.even3.com.br/turistando-em-vr.

A arte das ruas

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Anderson de Souza, a proposta reforça o papel de Volta Redonda como referência em arte urbana no Sul do Estado. “A cidade se consolida como uma galeria de arte a céu aberto, onde a criatividade dos artistas locais ganha destaque e valoriza o cenário cultural”, afirma.

Mais do que um simples passeio, o city tour representa um convite para redescobrir Volta Redonda sob uma nova ótica: a de um espaço pulsante de expressão artística, onde a cultura urbana se faz presente e inspira moradores e turistas. A ação também contribui para impulsionar a economia criativa, dar visibilidade aos artistas e fortalecer o potencial turístico do município.

"É com grande entusiasmo que celebramos a realização do primeiro city tour voltado à arte urbana de Volta Redonda. Essa iniciativa, promovida em parceria, representa um passo importante em nossa missão de consolidar a cidade como um destino turístico criativo e vibrante no Sul do estado do Rio de Janeiro”, destaca a diretora de Turismo da SMDET, Débora Candido.

Para o subsecretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fernando Lee, a iniciativa demonstra o potencial turístico e cultural de Volta Redonda. “Graças ao trabalho em conjunto realizado pelas secretarias, ofereceremos uma experiência única. Os moradores de Volta Redonda poderão conhecer mais as obras que, muitas vezes, não são notadas pelas obrigações do dia a dia, e os visitantes terão acesso a essa expressão artística tão importante. E será um convite para que retornem a fim de conhecerem outras opções de turismo e lazer.”

Fotos de divulgação.

Comentários